General Gonçalves Dias deixa o GSI

General Gonçalves Dias deixa o GSI
Foto: Divulgação

Wednesday, 19 April 2023

O ministro pediu demissão horas depois da divulgação de imagens em que ele aparece ao lado de invasores no Palácio do Planalto nos ataques de 8 e janeiro.

A quarta-feira de tensão política em Brasília provocou a primeira baixa no ministério do governo Lula. O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, pediu demissão depois da divulgação de imagens dele no Palácio do Planalto no dia dos ataques golpistas.

Gonçalves Dias era esperado para falar na Comissão de Segurança Pública da Câmara no começo da tarde. Mas, pouco antes do horário marcado, apresentou um atestado médico. Segundo o documento, Dias apresentou “quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação”.

Horas antes, ainda pela manhã, a CNN divulgou imagens do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto durante os ataques do dia 8 de janeiro. O vídeo mostra Gonçalves Dias abrindo uma porta para os golpistas saírem, próximo ao gabinete da Presidência, e militares cumprimentando e dando água para os vândalos.

Segundo a emissora, um homem de camisa branca é um capitão do Exército que integrava o GSI. Nas imagens, os rostos estão borrados. A emissora alega que optou por "não identificar os militares do Gabinete de Segurança Institucional".

Em nota, o GSI disse que “as imagens divulgadas hoje mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”.

No Congresso, os próprios governistas passaram a pedir a demissão de Gonçalves Dias.

O líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy, do PL, anunciou que protocolou no Supremo Tribunal Federal um pedido de prisão do general. O presidente da Comissão de Segurança da Câmara, deputado Sanderson, do PL - RS, afirmou que vai requisitar as imagens divulgadas.

Em votação, que contou com apoio até dos governistas, a comissão aprovou a convocação de Gonçalves Dias para a semana que vem.

O presidente Lula convocou uma reunião de emergência com os ministros mais próximos - como Rui Costa, da Casa Civil, e Flávio Dino, da Justiça -, líderes do governo no Congresso e o próprio Gonçalves Dias. A avalição geral foi a de que, com as imagens, ele teria que deixar o cargo.

No dia 12 de janeiro, o próprio presidente Lula disse que queria ver as imagens da invasão e afirmou que estava convencido de que houve conivência.

Em fevereiro, o GSI alegou riscos para a segurança das instalações presidenciais e decretou sigilo das imagens.

General da reserva, Gonçalves Dias, conhecido como “G. Dias”, foi um dos ministros indicados na cota pessoal do presidente Lula. Nos dois primeiros mandatos do petista, o general foi um dos principais responsáveis pela segurança do presidente.

Diante da situação, Gonçalves Dias pediu demissão. Em entrevista a Delis Ortiz, ele reclamou da divulgação das imagens.

Ele contou como chegou ao Palácio do Planalto durante os ataques.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE