Parlamentares repercutem condenação de Lula na última sessão antes do recesso

Parlamentares repercutem condenação de Lula na última sessão antes do recesso
Foto: Reprodução

Friday, 14 July 2017

Ex-presidente recebeu pena de nove anos e meio de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro.

A sentença expedida pelo juiz federal Sérgio Moro que condena o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio de prisão no caso do triplex do Guarujá pautou os pronunciamentos dos deputados petistas Dirceu Dresch e Ana Paula Lima na última sessão ordinária antes do recesso, realizada na manhã de quinta-feira (13/07). As atividades parlamentares serão retomadas em 1º de agosto.

Na tribuna, os parlamentares criticaram duramente a decisão de Moro. Eles reforçaram a defesa da assessoria jurídica de Lula de que o imóvel localizado no litoral paulista pertence à Caixa Econômica Federal (CEF) como garantia de pendências da OAS. O tom predominante das manifestações é de que foi uma condenação política com o propósito de tirar Lula da disputa eleitoral de 2018.

“Não se pode condenar alguém sem provas, só com delações, depoimentos. Isso mostra a seletividade, a partidarização de setores do Judiciário no país. Vamos continuar firmes em defesa de Lula, reagindo a esse momento de exceção que vivemos. Querem tirá-lo do páreo por não conseguirem construir uma candidatura à altura. A eleição presidencial de 2018 sem a presença do Lula é uma fraude e não vamos isso deixar acontecer. Reafirmo o compromisso de continuar lutando pela democracia, pela justiça independente, que não julgue por partido político ou capital”, disse Dresch.

Os deputados lamentaram, ainda, a crise econômica e política no Brasil. Criticaram as taxas de desemprego, a lei da terceirização, a PEC do Teto, a aprovação da reforma trabalhista no Congresso Nacional, a concessão de prisão domiciliar ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e o restabelecimento do mandato do senador Aécio Neves (PSDB-MG).

“O que dizer diante de tantas barbaridades? A sequência do golpe é a condenação lamentável do presidente Lula sem provas. É uma Justiça seletiva, uma condenação política. O apartamento triplex não é da família do Lula, é da Caixa. Ele foi julgado porque deu voz, vez e poder à classe trabalhadora, deu dignidade ao nosso povo. E é o nosso candidato. Esse é o medo. As lideranças e a militância do PT estarão na defesa desse inocente”, falou Ana Paula.

Texto: Ludmilla Gadotti


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE