Ministro vai ter que se explicar Enem contra Agronegócio

Ministro vai ter que se explicar Enem contra Agronegócio
Foto: Imagem meramente ilustrativa

Friday, 10 November 2023

Câmara dos Deputados exige saber as razões.

Nesta semana, deputados federais de oposição aprovaram requerimento para que o ministro da educação Camilo Santana compareça à Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos a respeito da politização das provas do Enem, em especial sobre a discriminação do setor agropecuário da região Centro-Oeste e seus habitantes. 

Para os deputados, o agronegócio não pode ser reduzido a uma força negativa no cenário nacional, muito pelo contrário, o desempenho do setor é relevante para a economia. Pesquisadores do Cepea/CNA indicam, com base no desempenho parcial, que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor pode alcançar R$ 2,63 trilhões e responder por 24,4% do PIB em 2023. 

“O agronegócio é um dos motores da economia brasileira, gerando empregos e contribuindo significativamente para o PIB do país. É mais um absurdo do Governo do PT utilizar as provas do ENEM para politizar e doutrinar jovens contra este setor tão importante para nosso país. São questões como ataques ao agronegócio, críticas ao capitalismo, idolatria à releitura marxista, entendimento raso sobre aquecimento global, entre outras situações, que o ministro terá que explicar”, afirmou o deputado Gilson Marques (Novo-SC), um dos signatários da convocação.

A previsão é que o ministro seja ouvido no próximo dia 22, na Comissão de Educação da Câmara, em audiência conjunta com as comissões de Agricultura e de Fiscalização e Controle da Casa.

Senadores da oposição também aprovaram requerimento de convocação do ministro para prestar esclarecimentos no Senado, mas ainda não há previsão de data.

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE