Vereador denuncia situação de reservatório de água

Vereador denuncia situação de reservatório de água
Foto: Divulgação

Friday, 01 December 2023

Nasato apresentou uma grave denúncia que diz respeito à situação de um reservatório de água do Samae.

Na sessão ordinária desta quinta-feira (30), o vereador Diego Nasato (NOVO) apresentou uma grave denúncia que diz respeito à situação de um reservatório de água do Samae Blumenau. A estrutura está em péssimo estado de conservação, em um local sem segurança, colocando em risco a qualidade da água fornecida à comunidade.

Para evitar atos de vandalismo, o endereço do reservatório não foi divulgado. O vereador teme que alguém possa ir até o local e contaminar a água. Não há cadeados no portão, ou seja, qualquer pessoa tem acesso à estrutura, que está envolta ao mato crescido. A impressão é de total abandono, ou seja, que há tempo não passa por manutenção.

Chegando ao tanque, a imagem é ainda mais impressionante. A tampa pode ser facilmente aberta por qualquer um. Lá dentro, há uma escada de ferro totalmente corroída pela ferrugem. Esse material fica em contato direto com a água ali reservada. Não é preciso ser técnico para perceber que é necessária uma reforma urgente.

“Se você dentro do seu condomínio, dentro da sua empresa, precisa apresentar relatórios de limpeza periódica da caixa d’água, por que as caixas d’água públicas estão nessa situação?”, questiona Nasato. O vereador promete cobrar uma solução definitiva junto ao Samae. “A qualidade e segurança da nossa água precisam estar em primeiro lugar”, finaliza.

Manifestação na tribuna

Em sua fala no plenário da Câmara Municipal, Nasato explicou que a denúncia chegou ao gabinete por intermédio de um morador, que procurou ajuda do vereador, que já fiscalizou outros reservatórios de água em Blumenau. Neste caso em questão, vizinhos alegam que há – pelo menos – 13 anos o local não passa por manutenção.

“Já que existe gente com a capacidade de pular dentro de uma creche e assassinar brutalmente quatro crianças, o que uma pessoa mal intencionada não poderia fazer se tem acesso ao reservatório de água de uma comunidade? Nesse reservatório, poderia envenenar milhares de pessoas. Um reservatório de água é um ponto crítico de serviço público. Não pode ter acesso a qualquer um”, finalizou.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE