Vereadores do NOVO votam contra aumento de salário e 13º

Vereadores do NOVO votam contra aumento de salário e 13º
Foto: Divulgação

Monday, 18 December 2023

Diego Nasato e Emmanuel Tuca se pronunciaram em relação ao polêmico assunto.

Os dois vereadores do Partido NOVO na Câmara de Blumenau foram contrários ao projeto que aumenta em 31,5% os vencimentos dos parlamentares a partir da próxima legislatura e cria o 13º salário. Diego Nasato e Emmanuel Tuca disseram NÃO à proposta, assim como o colega professor Gilson. Entenda por que eles adotaram essa postura:

Confira abaixo a declaração do vereador Diego Nasato:

“Eu votei contra a proposição que estabeleceu aumento do subsídio de vereadores e a criação do 13º salário para os vereadores a partir da próxima legislatura. Essa posição de voto contrário já é esperada por quem conhece as ideias defendidas pelo Partido NOVO e é uma questão de pura coerência. Durante a campanha de 2020, o tempo inteiro eu, particularmente, advoguei em favor de austeridade máxima com gastos públicos e vejo que esse aumento fere princípios de economicidade e razoabilidade. Mesmo existindo previsão legal para que o valor chegasse até esse patamar, no meu ponto de vista, a remuneração atual disponível já é mais do que suficiente para cumprir com todas as suas obrigações e esse reajuste não tem respaldo no que eu acredito que é o melhor para a cidade. Então eu votei de maneira contrária, assim como o vereador Tuca e o professor Gilson, com consciência plena de que fizemos a coisa certa, de acordo com aquilo que a ampla maioria da população acredita”.

“Além dessa matéria, já no primeiro semestre deste ano, tivemos a oportunidade de discutir e votar outros dois projetos polêmicos. Um deles que criou o quarto cargo de assessor, na verdade o cargo de coordenador político para os gabinetes dos vereadores. Matéria essa que infelizmente acabou sendo aprovada e, por coerência, eu optei por não nomear esse quarto cargo, em respeito ao dinheiro do contribuinte. E também, da mesma forma, o projeto que criou o vale-alimentação para os vereadores no valor R$ 1.050,00 por mês, correspondentes, inclusive, a alimentação aos sábados, domingos e feriados. Votei de maneira contrária e imediatamente após o projeto ter sido aprovado, protocolei um memorando junto à Mesa Diretora notificando eles de que eu não queria receber esse dinheiro na nossa conta. E mesmo recebendo o recurso, devolvemos todos os meses para a Câmara de Vereadores”.

Confira abaixo a declaração do vereador Emmanuel Tuca:

“Eu votei de forma contrária ao aumento dos nossos próprios salários e da criação do 13º salário, da mesma forma que votei contra a criação de novos cargos comissionados, como também votei contra a criação do vale alimentação de R$ 1.050,00 para vereadores (do qual devolvo para Câmara). Enfim, não acho que isso seja extraordinário ou um diferencial, é só o básico, afinal fui eleito para respeitar o dinheiro público. Portanto, enquanto houver filas por vagas em creche, postinho de saúde sem medicamentos, ruas esburacadas, não faz sentido gastar o dinheiro dos pagadores de impostos em mais privilégios para políticos".


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE