Naatz luta pela construção de dique contra cheias em Blumenau
Foto: DivulgaçãoFriday, 09 August 2024
O deputado destaca que a obra é prioridade para o município porque a comunidade da região da Rua 1° de Janeiro é a primeira a ser atingida por enchentes quando o Rio Itajaí-Açú ultrapassa a marca de 7,50 metros.
Depois de Indicação feita pelo deputado Ivan Naatz ( PL) para a construção de mais um dique de contenção de cheias em Blumenau, desta vez, na Rua 1º de Janeiro, no Bairro Itoupava Norte, uma antiga reivindicação da cidade, o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Coronel Fabiano de Souza , informou que a construção dos diques está prevista no projeto de estudos da Agencia de Cooperação Internacional do Japão ( Jica) a “serem contempladas no Programa Proteção Levada a Sério, que será lançado pelo Governo do Estado em 2024”.
O deputado destaca que a obra é prioridade para o município porque a comunidade da região da Rua 1° de Janeiro é a primeira a ser atingida por enchentes quando o Rio Itajaí-Açú ultrapassa a marca de 7,50 metros. Atualmente, já existe em funcionamento as estruturas dos diques da região do Bairro Fortaleza, da Santa Clara e da Santa Efigênia.
A JICA é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento. A Companhia atua em mais de 150 países, prestando assistência para o desenvolvimento dos mesmos.
Com estratégias e estudos, a JICA atua em Santa Catarina há mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas, inclusive em projetos de prevenção e mitigação de efeitos de desastres naturais . Para a região de Blumenau e Vale do Itajaí, o projeto envolve obras das barragens já existentes, construções de novas mini barragens, desassoreamento do rio, canal extravasor e uma série de ações pontuadas para evitar novas catástrofes. “Vamos acompanhar de perto esse projeto junto ao governo, cobrando e contribuindo para que as obras, de fato,saiam do papel em função da segurança que representam para a cidade e região”, observa o deputado Ivan Naatz .