Brasil registra 455 casos de violência contra políticos e candidatos
Foto: ReproduçãoFriday, 27 September 2024
Os dados são do Observatório da Violência Política e Eleitoral, da Unirio. Somente contra candidatos ao pleito deste ano, foram 173 casos de violência e 15 homicídios.
Na reta final do primeiro turno da eleição, os casos de violência contra candidatos repercutem em várias regiões do país.
Na terça-feira (24), no ABC Paulista, um candidato a vereador foi encontrado morto, outro foi alvo de tiros. No Rio de Janeiro, um candidato à Câmara de Nova Iguaçu morreu baleado. Em Roraima, um candidato à prefeitura de Amajarí sofreu um atentado a tiros.
Mapeamento da violência política
Dados do Observatório da Violência Política e Eleitoral, da Unirio, revelam que, de janeiro a 16 de setembro, foram registrados 455 casos de violência contra lideranças políticas no Brasil.
No primeiro trimestre do ano, ocorreram 68 casos; no segundo, 155 e, no terceiro, 232. Do total de caso desse terceiro trimestre, que foi de julho até 16 de setembro, 173 foram contra candidatos das eleições de 2024.
São Paulo é o estado que lidera a estatística, com 29 casos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 20, e Piauí, com 14.
Os casos registrados são diferenciados por tipos de violência: foram 94 casos de violência física, sendo 15 homicídios, 49 de violência psicológica, 19 de violência econômica e 11 simbólicas.