Quem são os candidatos que mais aumentaram suas votações?
Foto: DivulgaçãoFriday, 04 October 2024
Analisamos de 2012 até 2020 e chegamos a dois grandes nomes. Então, analisando a atual conjuntura, tentamos extrapolar um pouco mais o cenário.
Às vésperas das eleições, decidimos fazer uma comparação entre os candidatos a vereador de Blumenau e, de forma meramente criativa, arriscar os possíveis crescimentos de votação.
Logo na frente, dispara o vereador Bruno Cunha (Cidadania). O atual parlamentar se candidatou pela primeira vez em 2012, obtendo 933 votos. Determinado, voltou a se candidatar a vereador em 2016, onde se elegeu com espantosos 4.829 votos. Em 2020, reelegeu-se com 4.892 votos. A expectativa para esse ano – levando em conta seu gráfico espantoso de crescimento – é que quintuplique sua votação.
Bem atrás dele está o professor Gilson de Souza (União Brasil). Gilson também se candidata pela primeira vez em 2012, onde faz 908 votos. Quatro anos depois, ele se elege com 2.615 votos e, na eleição posterior, se reelege com 3.311 votos. Então é de se esperar uma subida em sua votação. Principalmente se considerarmos o quanto seu trabalho se destacou no seu último mandato.
Dois vereadores que – mesmo tento perdido votos nas últimas eleições – podem surpreender são Almir Vieira (PP) e Jovino Cardoso (PL). Almir que, além de ter mudado radicalmente sua abordagem, potencializou de forma competente sua comunicação e conta com o holofote da presidência da Câmara. E Jovino que, além do poder da Igreja Evangélica, entrou para o partido de Jair Bolsonaro, que também é o partido do líder da pesquisa eleitoral pra prefeitura desse ano.
Correndo por fora está o ex-vereador Egídio Beckhauser (Republicanos), já fez uma excelente votação em 2020 e chegou a ser presidente da Câmara, sendo muito conhecido no meio do Desporto. Além disso, ele tem o mesmo nome do favorito à prefeitura de Blumenau. São boas chances.
Finalizando a análise, Maurício Goll (PSDB) deve manter sua votação estável por volta dos 2 mil votos. Adriano Pereira (PT), que também perdeu votos, também deve se manter estável e a posição isolada de seu partido na Câmara dependerá principalmente de sua majoritária.
Uma pesquisa de UNESP apontou que mais de 80% dos eleitores define em quem votar para vereador de 48 a 36 horas antes das eleições. Então esse é o seu momento de pedir voto para quem você defende. Escreva nos comentários. Fique totalmente à vontade para acrescentar e retirar nomes da nossa análise (apenas lembrando que ela é uma análise de dados fria e sem qualquer intenção eleitoral).
Boa sorte a todos os candidatos, aos eleitores e que Deus tenha piedade do Brasil.