Gleise nas Relações Institucionais é um erro grave

Gleise nas Relações Institucionais é um erro grave
Foto: Divulgação

Monday, 03 March 2025

Deputada já se mostrou incapaz até mesmo de articulações dentro de seu príprio partido.

O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), divulgou nesta sexta-feira (28) uma nota oficial reprovando a indicação da deputada Gleisi Hoffman para o cargo de ministra das Relações Institucionais.

De acordo com Zucco, a indicação da presidente do PT para "comandar a articulação política do governo é mais um sinal preocupante do caminho que o país está trilhando sob a atual gestão".

"O governo, que já enfrenta uma crise de credibilidade, opta por colocar à frente do diálogo com o Congresso uma figura cuja trajetória política é marcada por conflitos, radicalização ideológica e dificuldades na construção de consensos", declarou o deputado.

Na avaliação do líder da oposição, "o Brasil precisa de uma articulação baseada no respeito às instituições, na transparência e na busca por soluções concretas para os desafios nacionais". E, segundo ele, "a escolha de Gleisi Hoffmann demonstra que o governo continua priorizando interesses partidários em detrimento do bem comum".

"Se continuar assim, muito em breve, além da Gleisi na articulação política, corremos o risco de ter a Janja à frente da Casa Civil", complementou.

Zucco ainda reforça que "a oposição seguirá firme em seu papel de fiscalizar e cobrar responsabilidade do Executivo, defendendo sempre os interesses da população brasileira". "O país precisa de união e equilíbrio, não de mais polarização e instabilidade", acrescenta.

O vice-líder da Oposição, Capitão Alden (PL-BA), afirmou que a decisão do governo Lula é "mais uma bola fora" e demonstra a "falta de capacidade de resolver problemas". "O Governo Federal necessita urgentemente de quadros técnicos e qualificados não mais uma militante de plantão. Ela não tem trânsito no Congresso Nacional e vai piorar o que já está ruim!!”, disse Alden.

Críticas pontuais à Gleisi

Já o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) satirizou o a indicação da petista. "Você não tem noção do quanto isso é maravilhoso pro Brasil. HAHAHAHA LULA escolheu como articuladora do governo a mulher mais odiada pela câmara dos deputados", escreveu o parlamentar .

Para Filipe Barros (PL-PR), a escolha de Gleisi Hoffmann para assumir a "articulação do governo" reforça "os mesmos velhos erros vão magicamente produzir resultados diferentes". E o deputado ainda acrescenta: "é aquela história: amante pode até apimentar a relação, mas nunca salvou casamento falido".

O senador Jorge Seif (PL-SC) também satirizou a nova ministra e "parabenizou" o presidente Lula por ter escolhido "a mulher mais arrogante e insuportável do Partido das Trevas para “articular” com o congresso". "O que era ruim vai piorar. Jamais interrompa seu adversário quando ele estiver cometendo um erro", escreveu na rede X.

A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) destacou o histórico da petista: “O governo já enfrenta dificuldades para aprovar pautas e manter aliados. Ao colocar Gleisi Hoffmann na articulação, Lula só aumenta a tensão com o Congresso. Dilma seguiu esse caminho e caiu. Lula vai no mesmo sentido.”

Gleisi assumirá a área do governo federal responsável pelas relações com os congressistas e os outros poderes, no dia 10 de março. Ela terá a função principal de garantir a governabilidade, facilitar o diálogo com parlamentares, partidos políticos, governadores, prefeitos e outros setores da sociedade.

A petista ocupará o cargo do ministro Alexandre Padilha, que foi recém-indicado para o Ministério da Saúde após a demissão de Nísia Trindade. A posse dele no cargo está marcada para o dia 6 de março.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE