Câmara aprova mudanças no Issblu

Câmara aprova mudanças no Issblu
Foto: Rogério Pires

Friday, 07 March 2025

Resultado demonstra a força de Egídio Ferrari como articulador no Legislativo e expõe a fraqueza do sindicato.

Desde o começo dos trabalhos legislativos desse ano, o Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (Sintraseb) tumultuou praticamente todas as sessões da Câmara por conta de um projeto de mudanças no Issblu (Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau) que a prefeitura tentava aprovar.

A categoria tinha uma série de críticas à proposta e fez uma oposição pouco civilizada no local que, não ironicamente, recebe o nome de ‘Casa do Povo’.

Mas nessa quinta (6), o Executivo pediu que a votação tramitasse em regime urgente-urgentíssimo, pegando os sindicalistas de surpresa. O autor do pedido de urgência foi o vereador Almir Vieira (PP) e a pauta foi aprovada por ampla maioria no plenário.

Os únicos que se posicionaram contrários ao Executivo foram os petistas Adriano Pereira, Jean Volpato, Professor Gilson (União) e Cristiane Loureiro (Podemos), que deram seu apoio solidário ao sindicato. Ao lado do prefeito, ficaram os 10 demais vereadores.

De agora em diante, por exemplo, o presidente do Issblu será escolhido pelo prefeito.

Os sindicalistas – que curiosamente não lotaram o plenário na votação dessa vez – se dizem prejudicados. O coordenador do Sintraseb, Sérgio Bernardo, equipara o que aconteceu a um golpe contra os servidores... mostrando apenas que não faz a menor idéia do que a palavra ‘golpe’ significa. Ele diz que o baixo engajamento na quinta teria sido porque eles só foram avisados da votação depois das 15h. Mas... então significa que todo engajamento barulhento, incivilizado e mau-cheiroso era mais midiático do que efetivo?

Tal afirmação demonstra o egocentrismo de tais pessoas. Mas não surpreende ninguém: basta lembrar que eles ficavam na sessão apenas pelo tempo em que sua pauta específica estava sendo aventada. Ou seja, não se importam com nenhuma questão comunitária senão seus próprios interesses pessoais específicos e individualistas.

Agora, pelo menos, o plenário poderá continuar seus trabalhos de forma ordeira, sem gritos dementes, perfumes fortes ou gente inepta ouvindo áudios no celular em alto volume.

Força e amadurecimento político

No entanto, o acontecimento dessa quinta foi fundamental para demonstrar como o prefeito Egídio Ferrari (PL) cresceu e tem estabelecido de forma concisa sua articulação política.

Aos poucos, ele foi conversando com alguns vereadores, aparando algumas arestas com outros, cedendo no que julgou necessário, chegando a consensos e, dessa forma, conseguiu construir uma base política no Legislativo que se mostrou sólida em sua primeira provação.

Claro que o Sintraseb ambiciona uma retaliação... já até esboçaram uma ameaça de greve. Mas é sempre importante lembrar que Ferrari é um delegado e sabe lidar com isso.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE