Moradias populares para atingidos pelas enchentes em SC

Friday, 14 March 2025
Goetten garante prorrogação de prazo para contemplar municípios atingidos por enchentes com 277 casas populares.
Após articulação do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos), o Governo Federal autorizou a prorrogação do prazo para que sete municípios catarinenses possam enviar a documentação ao programa FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), destinado a moradias para famílias afetadas pelas enchentes.
O prazo, que originalmente terminaria no início de fevereiro, foi estendido após os gestores municipais solicitarem apoio para reunir toda a documentação necessária. A prorrogação foi garantida após reuniões com o Ministério das Cidades, proporcionando mais tempo para que os municípios organizem os trâmites de forma adequada. As cidades beneficiadas são: Braço do Trombudo (48 casas), Lontras (48 casas), Rio do Sul (40 casas), São João Batista (9 casas), Taió (50 casas), Trombudo Central (50 casas) e Blumenau (32 casas).
Agora, o próximo passo é o envio da documentação pelas prefeituras, assegurando que as famílias atingidas possam acessar o programa habitacional. "Essa prorrogação é uma grande conquista, pois só quem já enfrentou uma enchente sabe a dor de perder tudo dentro de casa. Estamos muito satisfeitos com a sensibilidade da Secretaria Nacional de Habitação em atender ao nosso pedido", destacou o deputado Jorge Goetten.
A prorrogação foi possível graças à mobilização dos gestores municipais, com o apoio do deputado Jorge Goetten e do Governo Federal, por meio do ministro das Cidades, Jader Filho, e do Secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo.