Blumenau fica sem o Arcanjo 03 e sem o 193

Blumenau fica sem o Arcanjo 03 e sem o 193
Foto: Divulgação

Friday, 14 March 2025

Moção contra as ações do governador foi rejeitada em plenário.

A equipe aeromédica do SAMU – cuja atuação ocorre com o auxílio do helicóptero Arcanjo 03, do Corpo de Bombeiros – precisou se deslocada temporariamente para Balneário Camboriú por conta de uma manutenção que se fez necessária na aeronave, com previsão para retorno operacional no mês de abril, bem como a volta da equipe médica para Blumenau.

Enquanto o Arcanjo estiver em manutenção, a equipe – lotada no litoral – usará o helicóptero Águia 07.

Na tribuna da Câmara nessa quinta (13), o vereador Jovino Cardoso (PL), salientou: “eu fui o primeiro vereador a mencionar a ausência do 193, o serviço de emergência aqui da cidade, depois tivemos o Volpato... tivemos outros vereadores que agradeço o empenho e o governador, o prefeito Egídio, que se empenhou também, o prefeito Mário, na época, agora o secretário da Defesa Civil... e outros meios de comunicação da cidade de Blumenau, como entidades também, se movimentaram e foram falar com o governador... e agora está se fazendo uma estrutura para viabilizar o retorno dos telefones emergenciais novamente para a cidade de Blumenau”.

Já Adriano Pereira (PT), ressaltou: “vale lembrar que a Central Telefônica do Corpo de Bombeiros ainda não foi resolvida conforme promessa feita de que seria resolvida, agora estão inventando historinhas de que estão em estudo, estudo, estudo para resolver a Central... desde o último incêndio que aconteceu aqui na Rua XV de Novembro, ou seja, por enquanto só desculpas, promessas, balelas e não foi resolvido coisíssima nenhuma”, lembrando que o governador só disse que devolveria a Central à Blumenau por conta de pressão popular, política e midiática.

Na defesa do governo, o vereador Flavinho (PL) explica, sobre o Arcanjo, que a aeronave está recebendo a manutenção em Blumenau e que a razão pela qual os serviços teriam sido temporariamente transferidos para Balneário Camboriú é porque o Águia 07 está lá.

Finalizando, o vereador Gilson de Souza (União), concluiu com precisão cirúrgica, ao justificar seu voto favorável ao repúdio à ação do governador Jorginho Mello (PL) dizendo: “Sabe por que eu votei sim, vereador Flavinho? Porque Blumenau está cansada: tem o menor número de efetivos da PM, Defesa Civil também não... a gente aceita tudo muito tranquilamente e talvez por isso... ‘ah, pode tirar a equipe médica daqui... não tem problema, ninguém vai falar, ninguém reclama’... Blumenau acaba não reclamando, muitas vezes, por seu tamanho e cobrando do Governo do Estado aquilo que lhe é devido e que merece... então, por isso que eu votei... porque a gente precisa de fato [...] a gente é muito passivo: temos o menor efetivo, foi tirada daqui a Central de Bombeiros para Balneário Camboriú sem ninguém justificar, sem que ninguém falasse, sem que ninguém berrasse”.

Fato

Em maio do ano passado, a Central de Atendimento do Corpo de Bombeiros que ficava em Blumenau foi realocada para Balneário Camboriú. As justificativas foram diversas, mas não convenceram nenhuma das lideranças locais que reiteradas vezes demonstraram indignação.

Recentemente, foi anunciado que a equipe de paramédicos de atendimento aéreo que operava em parceria com o helicóptero Arcanjo 03 também seria deslocada para Balneário Camboriú enquanto a aeronave passaria por manutenção. A notícia desagradou profundamente a comunidade, ainda indignada pela perda da Central de Atendimento.

Segundo o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, a manutenção é necessária para garantir a segurança de todos e em abril as coisas voltarão à normalidade.

Opinião

O governador Jorginho Mello (PL) não é confiável.

O homem que hoje ostenta um discurso conservador e posa sorridente em fotografias com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi um forte aliado da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), indicando cargos de grande relevância no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) naquela época. Fato, inclusive, que ele tenta esconder.

Vale lembrar, que ele mesmo foi à Justiça para tentar obrigar o Movimento Brasil Livre (MBL) a retirar do ar uma foto onde aparece ao lado da petista (abaixo). O pedido, na época, foi negado pela juíza Ana Cristina da Rosa Grasso, que alegou não haver plausibilidade jurídica no pedido, sendo a fotografia parte de sua vida púbica e, portanto, de sua biografia.

E há poucas coisas na Política que são mais importantes do que lealdade e gratidão. Jorginho, ao negar seu passado e tentar escondê-lo judicialmente, mostra o quão pouco sabemos sobre quem ele realmente é, haja vista que muito pior do que ter uma ideologia ou mudá-la, é adequá-la aos próprios interesses e tentar omitir isso daqueles a quem pede voto.

Blumenau vive um crescimento demográfico considerável e, com isso, vê seu índice de criminalidade aumentando. Ainda assim, a cidade tem por volta de 205 policiais militares. Chapecó – um município muito caro ao governador – tem um efetivo de 287, mas conta com quase a metade dos habitantes em terras blumenauenses.

Anteriormente, quando o vereador Jovino Cardoso chamou atenção para a retirada da Central de Atendimento Telefônico de Blumenau, poucos realmente se alarmaram. Havia as mais variadas desculpas e promessas que não se cumpriam. A cidade ainda não conta com socorro via telefone e tem pouco ou nada além de promessas vazias.

O helicóptero precisa de manutenção? Certamente. Era necessário transferir a equipe operacional para Balneário Camboriú? Provavelmente. Devemos acreditar que a aeronave voltará a operar em nossa cidade já no mês que vem? De forma alguma. Duvide sempre.

Começa assim: tiram uma pequena coisa de você com um motivo plausível... seja um serviço dos Bombeiros durante um período de chuvas em uma cidade vizinha ou efetivo policial para auxiliar em uma operação de veraneio no litoral, então você não reclama, não exige que seus direitos sejam respeitados e, logo mais, outras coisas pelas quais você paga lhe serão tiradas.

Sobre o governador, não se engane: ontem ele negou a Dilma, amanhã poderá negar o Bolsonaro. Nos últimos dois anos, ele tem negado Blumenau... e temos fingido não ver.

E, em relação às movimentações na Câmara, foram movimentos políticos. Adriano acenou para a sua base petista ao usar uma falha da gestão Jorginho contra o próprio governador. Flavinho firmou sua posição como seu defensor ao corrigir informações imprecisas dadas sobre a manutenção do equipamento. Os demais vereadores defenderam os interesses da comunidade. Todos agiram justamente como se espera que agissem. A votação teve o apoio de Adriano, Volpato, Gilson, Bruno Cunha e Bruno Win. Mas todas as posições, mesmo as contrárias, foram compreensíveis.

Com apenas cinco votos, a moção foi rejeitada.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE