Câmara aprova moção em favor da UFSC

Wednesday, 19 March 2025
Vereador Bruno Cunha intercedeu pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina que fica no Salto do Norte.
Nesta terça-feira (18) a moção de apelo do vereador Bruno Cunha (Cidadania) – que pede que o Governo Federal sede recursos para a reforma da nova sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau em caráter de urgência foi aprovada na Câmara.
Não é de hoje que campus blumenauense da universidade tem sofrido com a falta de liberação de verbas para realizar as mudanças em seu pólo principal no Salto do Norte.
Cunha inspecionou o local na semana passada e constatou que, apesar das previsões do calendário letivo, o local ainda carece de adequações mínimas necessárias para pode continuar operando... mudanças essenciais que não são possíveis porque a verba que deveria ser destinada pelo Ministério da Educação (MEC) ainda não foram disponibilizadas.
Uma vez aprovada, a moção será encaminhada aos órgãos responsáveis (o MEC e o Governo Federal) para ressaltar a urgência de uma solução ágil para não comprometer ainda mais o cronograma acadêmico que já foi bastante prejudicado.
Recordar é viver
Lembrando, sempre, que poucos anos atrás Blumenau teve a chance de federalizar a FURB.
Na época – ainda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) – estava tudo muito bem encaminhado para que a FURB se tornasse uma universidade federal, até que maus professores – sabendo de sua própria incompetência e incapacidade de conseguir uma aprovação em um concurso federal caso perdessem sua vaga garantida na Furb – iniciaram uma vexatória campanha de boicote que, somada a fatores externos, foi exitosa.
Afinal, hoje o processo de aprovação para o magistério na Furb não poderia ser aplicado caso ela fosse federalizada: nesse caso, o processo seria muito mais complexo e atrairia candidatos de todas as regiões do Brasil. Todos ganhariam com isso, menos os maus professores.