Câmara abre inscrições parao Programa Vereador Mirim

Câmara abre inscrições parao Programa Vereador Mirim
Foto: Divulgação

Friday, 15 August 2025

A homologação das inscrições das escolas participantes será divulgada no dia 29 de agosto.

A Câmara de Blumenau abriu, nesta quinta-feira (14), o período de inscrições para os educandários do município interessados em participar das Eleições do Programa Vereador Mirim – legislatura 2026. As instituições de ensino que atendam aos critérios estabelecidos no edital podem se inscrever até o dia 25 de agosto, por meio do site camarablu.sc.gov.br/eventos-inscricao.

No formulário de inscrição, o campo “responsável pelas eleições” poderá ser preenchido com o nome de qualquer profissional da área de educação do educandário, que acompanhará o processo eleitoral e estará presente no dia da votação. Após o envio dos dados, o educandário receberá um e-mail de confirmação.

A leitura do Edital (Resolução Eleitoral) e do Calendário Eleitoral é obrigatória para todas as instituições participantes.

A homologação das inscrições das escolas participantes será divulgada no dia 29 de agosto. Na sequência, inicia-se o período de inscrições dos candidatos, com a exigência de três representantes por escola.

Cronograma

  • 14 a 25 de agosto – Inscrições dos educandários
  • 29 de agosto – Homologação das inscrições e início das inscrições dos candidatos

Dúvidas e contatos

A Assessoria e Coordenação do Programa está à disposição para esclarecimentos pelo e-mail eleicaomirim@camarablu.sc.gov.br ou pelos telefones (47) 3231-1574 e 3231-1573. Outras informações também serão divulgadas pelo Instagram oficial: @camaramirimbnu.

26 anos formando lideranças

Criado em 1999, o Programa Vereador Mirim foi pioneiro em Santa Catarina e o segundo a ser implantado no Brasil. Em 26 anos de história, já recebeu mais de 400 jovens vereadores, representando mais de 85 escolas da cidade. Foram realizadas mais de 450 sessões, com 60 projetos de lei apresentados – seis deles já transformados em leis – e mais de 3.500 requerimentos debatidos e votados.

Todos os anos, 15 vereadores mirins e 15 suplentes assumem um mandato de um ano, participando de sessões ordinárias e propondo ações que impactam diretamente suas escolas e comunidades. Além do funcionamento do Legislativo, o programa ensina política, cidadania, oratória, redação oficial e técnica legislativa, formando cidadãos mais conscientes, críticos e comprometidos com a cidade e o país.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE