Hildebrandt solicita adiamento de oitiva na CPI do Esgoto

Friday, 28 November 2025
Um novo encontro foi marcado para o dia 8 de dezembro.
O ex-prefeito Mário Hildebrandt solicitou o adiamento de sua oitiva, prevista para 2 de dezembro, na CPI do Esgoto, que apura possíveis irregularidades no contrato de concessão do serviço de esgotamento sanitário em Blumenau. O atual secretário de Estado de Defesa Civil pediu para reagendar o depoimento para dia 9 de dezembro, às 10h.
No ofício enviado em 26 de novembro, Hildebrandt informou que estará em José Boiteux na data inicialmente prevista, cumprindo agenda previamente agendada com a comunidade indígena e com o prefeito do município — compromisso que ele classificou como de “extrema relevância”, por tratar de questões ligadas à barragem de contenção do Vale Europeu.
Com o adiamento, não haverá reunião da CPI no dia 2 de dezembro. Entretanto, um novo encontro foi marcado para o dia 8 de dezembro.
Comissão convoca gerente do Samae
Reunidos no final da tarde desta quinta-feira (27), os vereadores membros da CPI do Esgoto aprovaram a intimação do gerente de Esgoto Sanitário do Samae, Humberto Brusadelli Pereira da Silva, que será ouvido no dia 8 de dezembro, às 10h. Ele deverá detalhar a situação da rede executada nos convênios Funasa e PAC, o que foi entregue à concessionária e o estado atual dos trechos construídos.
A CPI também aprovou novos pedidos de informação ao Samae, solicitando documentos e esclarecimentos sobre os convênios. As solicitações foram motivadas pelo depoimento da Funasa na última reunião, quando representantes afirmaram que apenas quatro quilômetros de rede deixaram de ser concluídos — número que difere das justificativas apresentadas ao longo dos anos para aditivos contratuais.
A comissão segue trabalhando para concluir o relatório final ainda em dezembro. Caso isso não seja possível, será necessário solicitar a suspensão dos prazos durante o recesso parlamentar.