Pesquisa presidencial esclarece a situação de Lula

Monday, 08 December 2025
Candidatura de Flávio, Eduardo e Michelle Bolsonaro apenas beneficiariam o petista. Tarcísio e Ratinho Jr. teriam maiores chances de confrontá-lo.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) estaria 15 pontos percentuais atrás de Lula (PT) se o segundo turno das eleições 2026 fosse hoje, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (6).
Na pesquisa, o presidente também aparece 5 pontos percentuais a frente do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) e 6 pontos percentuais a frente do governador paranaense Ratinho Jr. (PSD-PR).
O instituto ouviu 2.002 eleitores de 16 anos ou mais entre terça-feira (2) e quinta-feira (4), com moradores de 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
O levantamento atual foi realizado um dia antes de o senador e filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro anunciar publicamente que foi o escolhido por seu pai para ser o candidato do PL à presidência da República em 2026.
Além de possíveis cenários entre Lula e os governadores de São Paulo e Paraná, o Datafolha também simulou cenários de segundo turno com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA desde fevereiro deste ano.
Veja os números:
Lula x Flávio Bolsonaro
- Lula (PT): 51% (ante 48% em julho)
- Flávio Bolsonaro(PL): 36% (ante 37% em julho)
Lula x Tarcísio de Freitas
- Lula (PT): 47% (ante 45% em julho)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 42% (ante 41% em julho)
Lula x Ratinho Jr.
- Lula (PT): 47% (ante 45% em julho)
- Ratinho Jr. (PSD): 41% (ante 40% em julho)
Lula x Eduardo Bolsonaro
- Lula (PT): 52% (ante 49% em julho)
- Eduardo Bolsonaro (PL): 35% (ante 37% em julho)
Lula x Michelle Bolsonaro
- Lula (PT): 50% (ante 48% em julho)
- Michelle Bolsonaro (PL): 39% (ante 40% em julho)
Cenários no 1º turno
O Datafolha também testou cinco cenários de primeiro turno para as eleições 2026, sendo um deles com Jair Bolsonaro. Condenado a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro por participar da trama golpista, o ex-presidente está atualmente inelegível.
Nos outros quatro cenários possíveis, os irmãos Flávio e Eduardo têm o pior desempenho no embate familiar contra Lula.
Veja os números
Lula tem 41% das preferências, ante 18% de Flávio Bolsonaro, 12% de Ratinho Jr., 7% do governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e 6% do chefe do Executivo de Minas, Romeu Zema (Novo).
Rejeição dos candidatos
O Datafolha também mostrou que o presidente Lula é rejeitado por 44% dos eleitores. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) por 38% e governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por 20%.
Os governadores do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), têm índice de rejeição de 21%, e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), de 18%.
Entre os outros integrantes da família Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) tem 37% de rejeição e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, 35%.