Prefeitura desinterdita áreas de risco e emite IPTU
Foto: Jaime Batista da SilvaTuesday, 07 February 2017
Caso você não tenha interesse em vender ou construir em sua propriedade, saiba como manter a manutenção da sua isenção do imposto.
Durante a tragédia de 2008 cerca de 8 mil imóveis foram interditados por estarem em áreas consideradas ‘de risco’ e, com isso, deixaram de ter que pagar IPTU.
No entanto, após um novo mapeamento de áreas de risco, a prefeitura voltou a emitir boletos de cobrança de IPTU para pelo menos 1,5 mil proprietários de imóveis antes isentos por estarem nas áreas de alto risco e cujas áreas estão liberadas de interdição desde agosto de 2016.
Para erguer novas construções nesses locais é necessário, agora, apresentar no projeto muros de contenção ou drenagem pluvial (dependendo do tipo de risco do terreno). Para a prefeitura, a ação tem como objetivo permitir que o município continue crescendo, mas a população critica a medida afirmando que não passa de mais uma forma de cobrar os contribuintes.
Caso você tenha um terreno ou imóvel em uma região dessas e não tenha mais interesse em construir ou vendê-lo, procure a Central do IPTU no Parque Vila Germânica e reivindique a manutenção da sua isenção. É um direito que assiste a cada cidadão sem interesse em sua propriedade.
Por outro lado muitas famílias – que viviam de aluguel ou até de favor desde 2008 – sentiram alívio ao saber da desinterdição de seu imóvel, podendo enfim voltar para casa.