Câmara dá espaço para debater a inclusão dos autistas

Câmara dá espaço para debater a inclusão dos autistas
Foto: Divulgação

Wednesday, 04 April 2018

Presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau ocupa a tribuna livre e cobra políticas públicas de inclusão.

No início da sessão ordinária desta terça-feira (03), a presidente da AMA – Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião, Simone Gadotti Strolow, ocupou a tribuna livre para falar do dia de conscientização ao autismo, celebrado na última segunda-feira, 02 de abril, e cobrar políticas públicas de inclusão social.

Explicou que o autismo é reconhecido como deficiência através da Lei nº 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. “Autismo não é doença. É uma condição neurológica que afeta a comunicação e a interação social”, explicou.

Disse que no Brasil estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas. Lembrou que diante da falta de informação, dificuldade de diagnosticar a deficiência e a negação de algumas famílias, esse número pode ser ainda maior.

Citou as dificuldades enfrentadas nos dias atuais. “A inclusão ainda é falha. Carecemos de atendimento de qualidade para as famílias carentes. Não temos projetos de assistência a moradia para autistas idosos. Os pais não são eternos”, sustentou. Afirmou que é desesperador saber que os filhos estarão desamparados no caso de ausência dos pais.

Apontou que é pelos filhos que os pais de pessoas com autismo vivem todos os dias. “Mesmo com todas as dificuldades, podemos comemorar sim. Temos dentro de nossas casas um motivo para viver mais um dia, lutar mais um dia, sermos melhores a cada dia”, assinalou.

Por fim, disse que as lutas devem ocorrer todos os meses do ano. “Ninguém vai fazer se a gente não fizer. É preciso comemorar as superações e cobrar as mudanças para preparar o futuro que a gente quer para os nossos filhos”.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE