Moro decreta a prisão de Lula

Moro decreta a prisão de Lula
Foto: A imagem é ilustrativa e NÃO é o Lula fugindo na foto.

Thursday, 05 April 2018

Enquanto a Polícia Federal se prepara para a apreensão do condenado, seus advogado tentam esgotar todos os recursos para que ele permaneça livre.

Esta quarta-feira (04/04) o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu rejeitar o pedido de habeas corpus do ex-presidente Luís Inácio ‘Lula’ da Silva por 6 votos a 5: um resultando bem apertado.

Agora a dúvida que paira no ar é quando (ou até ‘se’) o juiz Sérgio Moro mandará realmente prender Lula. A Polícia Federal de Curitiba, segundo informações locais, reforçou seu policiamento para receber o réu já como presidiário.

No entanto, diferente de Antônio Palocci (ex-ministro) e Léo Pinheiro (sócio da OAS), Lula não deve ficar sob a custódia da PF caso seja preso, alegando-se que tenha sido um pedido de Moro para que o ex-presidente fique na Superintendência (onde estão os detentos que fizeram acordos de delação premiada). Descarta-se também sua ida ao Complexo Médico Penal (CMP).

O jornal Folha de S.Paulo afirmou que o setor de Inteligência do Departamento Penitenciário (Depen) está analisando em quais presídios Lula poderia ficar, pois por conta de possíveis animosidades de agentes prisionais e até detentos contra o PT, sua segurança poderia ficar em risco. Contradizendo os boatos iniciais, o jornal crê que o líder petista acabe indo mesmo para o CMP.

Isso, claro, no caso de realmente ser preso.

Seus advogados ingressaram hoje com um pedido de liminar, ou seja, decisão provisória, para que a Lula só possa ser preso após condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é a terceira (e última) instância.

Eles embasam seu pedido na pouca diferença entre os votos dos ministros contra o HC preventivo de Lula, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo Tribunal Regional Federal (TRF-4), da segunda instância.

Contudo, até novas informações, a decisão do STF autorizou a prisão de Lula a qualquer momento. O que, infelizmente, muitos duvidam que ocorrerá por terem desistido de acreditar no Sistema e na Justiça brasileira. Seja como for, segue a novela que – se passasse na Globo – provavelmente poderia cobrar o mais alto valor de merchandising da história (até por envolver propinas).


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE