Parte do Imposto de Rende pode beneficiar crianças blumenauenses

Parte do Imposto de Rende pode beneficiar crianças blumenauenses
Foto: Divulgação

Friday, 13 April 2018

Contribuintes de Blumenau podem destinar percentual devido do Imposto de Renda para beneficiar crianças da cidade

No início da sessão ordinária desta quinta-feira (12), a gestora do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cristiane Barcelos, e o secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann, ocuparam a tribuna livre para falar da campanha Tributo Solidário e sobre como as pessoas podem destinar um percentual devido do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para serem aplicados na cidade de Blumenau.

Cristiane explicou que pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido, enquanto para pessoas jurídicas, o valor pode chegar a 1% do lucro real. Afirmou que essa renúncia fiscal pode ser destinada diretamente ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).

Ela também explicou o trabalho do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) e garantiu a transparência na utilização dos recursos em projetos. “Essa é uma maneira de garantir que parte dos impostos federais permaneçam e sejam investidos no município”, sustentou a gestora. Explicou que a classe contábil tem um papel muito importante neste processo de orientar os contribuintes.

A gestora disse ainda que os recursos chegam até as crianças através de secretarias municipais e entidades como ABAM, Cruz Azul do Brasil, Secretaria Municipal de Educação (Semed), ABADA, Cerene, Puro Amor e Apae. “As entidades e secretarias apresentam projetos que são selecionados através de editais de chamamentos públicos e aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA”, afirmou. Lembrou ainda que em 2017 foram aprovados 37 projetos que serão executados entre 2018 e 2019.

O secretário Oscar Casico Grotmann disse que muitas vezes as pessoas se omitem e deixam a responsabilidade para os outros. Sustentou que essa é a oportunidade de deixar o imposto na cidade. “Muitas vezes o prefeito e os senadores precisam ir a Brasília com o pires na mão para buscar recursos”, lembrou.

Grotmann lembrou que no último ano cerca de 250 pessoas destinaram o imposto devido ao FIA e possibilitaram a arrecadação de R$ 1,2 milhão através do Tributo Solidário. Apontou que em Blumenau mais de 60 mil pessoas deverão declarar o Imposto de Renda e que podem contribuir com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA), beneficiando jovens e adolescentes de Blumenau.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE