Blocos parlamentares e Comissões Permanentes são formados

Blocos parlamentares e Comissões Permanentes são formados
Foto: Jessica de Morais

Wednesday, 08 February 2017

Cinco comissões, além de dois blocos parlamentares e o Conselho de Ética têm nomes novos à sua frente, dando a oxigenação que o Legislativo municipal tanto precisava.

Na primeira Sessão Ordinária da Legislatura 2017-2020, realizada na tarde desta quinta-feira (2), no Plenário, os vereadores indicaram a formação de dois blocos parlamentares para este ano.

Os partidos PP, PSB, SD e PMDB formam um dos blocos, que tem o vereador Ricardo Alba (PP) na função de líder e o vereador Bruno Cunha (PSB) como vice-líder.

O outro bloco parlamentar é composto pelos partidos PSDB e DEM, com o vereador Oldemar Becker (DEM) na liderança e o cargo de vice-líder ocupado pelo vereador Jens Mantau (PSDB).

Os partidos PSD, PT, PR e PROS não integram blocos parlamentares. O PSD indicou o vereador Gilson de Souza como líder da bancada e o vereador Jovino Cardoso Neto, vice-líder. Os demais partidos são representados na Câmara por apenas um parlamentar cada, que será, portanto, o líder da bancada. O vereador Sylvio Zimmermann Neto (PSDB) foi indicado pelo Executivo para a função de líder do governo na Câmara.

As comissões legislativas permanentes também foram formadas nesta primeira Sessão Ordinária. As comissões examinam o mérito e a constitucionalidade dos projetos em tramitação e emitem pareceres sobre essas matérias. A composição das comissões leva em conta a representatividade partidária. Um acordo entre os vereadores determinou que a composição definida nesta quinta-feira será válida por dois anos, com mudanças pontuais já previstas.

A Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final terá o vereador Jens Mantau (PSDB) na função de presidente, o vereador Ricardo Alba (PP) como vice-presidente e o vereador Bruno Cunha (PSB) como relator. Os vereadores Marcelo Lanzarin (PMDB) e Jovino Cardoso Neto (PSD) serão os membros da Comissão. O vereador Adriano Pereira (PT) deve substituir o vereador Jovino na Comissão próxima sessão legislativa, ou seja, no ano de 2018. A primeira reunião da CCJ está marcada para a próxima terça-feira (7), às 14 horas, na Sala das Comissões, quando os integrantes decidirão de forma definitiva o dia e o horário das reuniões semanais.

Já a Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização será presidida pelo vereador Almir Vieira (PP). O vereador Oldemar Becker (DEM) ocupará a vice-presidência da Comissão e o vereador Alexandre Matias (PSDB) será o relator. Os membros da Comissão serão os vereadores Zeca Bombeiro (SD) e Ito de Souza (PR), este último sendo substituído pelo vereador Gilson de Souza (PSD) no ano que vem. Na próxima terça-feira (7), às 14h30, a Comissão se reunirá na Sala das Comissões para apreciar as matérias em pauta.

A Comissão de Educação, Ciência, Comunicação, Cultura, Desporto, Saúde Pública e Assistência Social terá como presidente o vereador Marcelo Lanzarin (PMDB), o vereador Gilson de Souza (PSD) como vice-presidente e o vereador Ricardo Alba (PP) como relator. O vereador Alexandre Caminha (PROS) deve ocupar a vaga do vereador Gilson de Souza em 2018.

O vereador Ricardo Alba (PP) será o presidente da Comissão de Transportes, Tecnologia, Informática, Obras Públicas, Urbanismo e Defesa Civil. Os vereadores Adriano Pereira (PT) e Alexandre Matias (PSDB) ocuparão as funções de vice-presidente e relator, respectivamente. Em 2018 o vereador Ito de Souza (PR) substituirá o vereador Adriano Pereira na Comissão.

Já a Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio terá como presidente o vereador Bruno Cunha (PSB), o vereador Alexandre Caminha como vice-presidente e o vereador Sylvio Zimmermann Neto (PSDB) como relator. Alexandre Caminha deve ser substituído no próximo ano pelo vereador Jovino Cardoso Neto (PSD).

Também foram definidos os integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O vereador Ricardo Alba (PP) será o presidente do Conselho. Gilson de Souza (PSD) e Alexandre Caminha (PROS) serão vice-presidente e relator, respectivamente. Os vereadores Oldemar Becker (DEM) e Sylvio Zimmermann Neto (PSDB) ocuparão vagas no Conselho na condição de membros.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE