Alexandre Matias desmente Zeca Bombeiro e consegue não rir

Alexandre Matias desmente Zeca Bombeiro e consegue não rir
Foto: Divulgação

Thursday, 26 April 2018

Sem compostura ou decoro, o 'bombeiro' pediu réplica, falou quase sem fôlego e fez o que sempre faz: uma paródia sem graça do Tiririca.

Por definição um ‘coice’ é uma pancada própria de quadrúpedes, sobretudo dos equinos, desferida com as patas traseiras depois de firmadas as dianteiras mas, figurativamente, é usada para descrever qualquer pancada para trás com o calcanhar ou com o pé. Coloquialmente também é usado para descrever uma situação na qual alguém desmonta os argumentos de outra pessoa, seja com grosseria ou com lógica. Ou, nesse caso, com meias verdades (ou meias mentiras, dependendo do lado pelo qual se analise).

Nesse quesito devemos ser justos e dar o mérito ao vereador Alexandre Matias (PSDB), líder do governo, que elevou o termo ‘coice’ a um novo patamar durante a sessão de terça-feira, momento em que seu ‘corte’ (outro termo de igual sentido) deixaria o vereador Zeca Bombeiro (SD) sem sentar por muitas semanas se fosse, literalmente, um coice.

Zeca, um dos vereadores menos relevantes de Blumenau e mais criticados por diversos meios, usou seu espaço na tribuna para  acusar Matias de ter prometido roçar a Via Expressa do Complexo da Ponte do Badenfurt e, aparentemente, não tê-lo feito. Metade ele fez. E essa foi a questão.

Mostrou imagens feitas naquele dia e, incisivo, criticou Matias e o governo.

Com a calma de quem sabe que vai estraçalhar os argumentos de uma pessoa praticamente sem credibilidade e relembrando que o ‘bombeiro’ não estava em Plenário, Matias mostrou imagens feitas na manhã daquele dia mostrando a roçada da via expressa. Com alguma classe e a dose certa de sarcasmo, ele lembrou que Zeca talvez este esteja desatualizado por estar “viajando muito por conta de sua campanha a deputado estadual” (não que alguém realmente acredite que o homem tenha alguma chance ou que fizesse diferença, se eleito).

Desconsertado por ser desmentido, Zeca – com seu jeito errático e cômico, além dos vergonhosos erros de português e concordância (como ao dizer “não foi roçada as lateral”) – retrucou sem paciência convidando Matias a ir com ele ao local verificar se a roçagem foi mesma feita e chamando o colega parlamentar de “meu amigo”, mandando o decoro parlamentar às favas.

Ainda não se sabe como Matias conseguiu não rir, mas mantendo a postura 'séria' (e levemente debochada, citando Photoshop) ele pediu para que a TVL exibisse novamente as imagens da via roçada. Aliás, bem roçada, para sermos justos com o Executivo. Então deu o tiro de misericórdia dizendo: “essa parece ser a lateral lá, Zeca”, desmentindo um dos piores parlamentares que já tiveram a honra de ter lugar na Câmara da cidade. Daria pena, mas Zeca não merece.

Contudo, o que Matias mostrou era a imagem de UMA parte da via que realmente havia roçada, dando a entender que a prefeitura roçou a rua toda. Mas a imagem de Zeca era de OUTRA parte da via, que o Executivo ignorou. Então, de má fá, Matias mentiu deliberadamente. Possivelmente entender que foi feito de bobo por uma meia-verdade foi o que descompensou Zeca em sua sofrível tréplica e mesmo que isso coloque o (já questionável) caráter político de Matias em xeque, o 'coice' dado no dito 'bombeiro' foi épico.

Depois dessa é indicado que o pré-candidato do SD pare um pouco suas “viagens em prol da comunidade”, volte para casa e fique uns dois dias dia cama. Se a cama não quebrar, claro. Até porque a consciência pesa. E a raiva por ter sido feito de bobo em frente às câmeras de televisão, mais ainda...


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE