Conheça os os novos secretários indicados por Napoleão Bernardes

Conheça os os novos secretários indicados por Napoleão Bernardes
Foto: Divulgação

Thursday, 09 February 2017

O novo colegiado tem pessoas com perfis técnicos, pessoas meramente políticas e também aqueles que sequer deviam pensar em estar na vida pública.

Depois de muito mistério, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) finalmente divulgou nesta quarta-feira (08/02) qual a composição do seu novo secretariado.

Chefia de Gabinete
Nome: Jean Havenstein (PSDB)
Descrição: chefe de gabinete de Napoleão no Câmara, Jean – um de seus amigos mais próximos e confiáveis – foi seu coordenador de campanha e teve importante papel em projetos importantes do governo, como a Transparência. Foi diretor-geral do gabinete no primeiro mandato, depois vindo a substituir Edélcio Vieira. Muitas pessoas dentro da prefeitura têm uma visão negativa de Jean, mas nossa visão pessoal sempre foi positiva. Ele, de fato, tornou o gabinete mais aberto e acessível para as demandas da comunidade.
Expectativa: Alta.

Secretaria Cultural de Blumenau
Nome: Rodrigo R. Ramos
Descrição: honrando com maestria a difícil tarefa de substituir Sylvio Zimmermann à frente da FCBlu, esse jornalista que também é produtor cultural, professor e entusiasta de várias áreas da Cultura tem feito um trabalho excepcional que deverá continuar mantendo nos próximos anos.
Expectativa: Altíssima.

Faema
Nome: Alexandre Braumgratz (PP)
Descrição: advogado constitucionalista, foi professor do curso de Direito da Furb e já foi procurador-geral de Pomerode. Inquestionavelmente competente no Direito, parece um pouco deslocado na Faema, mas ainda pode trazer surpresas positivas.
Expectativa: Média.

Fundação Municipal de Desportos
Nome: Egídio Beckhauser (SD)
Descrição: experiente desportista profissional conhecido em todo os estado, coordenava as categorias de base do Metropolitano e conduziu o Floripa Futsal a um de seus melhores resultados na Liga Nacional. Nome bem-quisto, Beckhauser parece vir para fazer a diferença.
Expectativa: Alta.

Fundação Pró-Família
Nome: Cristiane Loureiro (PSB)
Descrição: fisioterapeuta, ele é presidente da Associação das Empresas de Fisioterapia do Estado de Santa Catarina desde 2015, sendo atualmente suplente de vereador. Tem um trabalho respeitado na iniciativa privada e, diz-se, uma personalidade agradável.
Expectativa: Alta.

Intendência da Vila Itoupava
Nome: Erno Bublitz
Descrição: a frente da Intendência desde 2013, Erno é uma das pessoas mais respeitadas do distrito que representa. Dono de uma grande padaria, tem um peso sem igual na Vila Itoupava e uma grande penetração junto à comunidade local.
Expectativa: Altíssima.

Intendência do Garcia
Nome: Airton Maçaneiro (PMDB)
Descrição: ex-suplente de vereador e líder comunitário, Maçaneiro já chefiou unidades administrativas na Sesur e na Faema.
Expectativa: Baixa.

Procon
Nome: Cezar J. Cim (PP)
Descrição: advogado especializado em Direito do Consumidor, esse ex-vereador e Procurador de Justiça aposentado já presidiu o órgão e se mostra um dos nomes mais seguros dessa nova leva de servidores de primeiro escalão apresentada pela prefeitura
Expectativa: Altíssima.

Procuradoria-Geral do Município
Nome: Rodrigo D. Jensen (DEM)
Descrição: No cargo desde 2014 Rodrigo tem um talento jurídico nato e, apesar de um ou dois erros cometidos justamente por conta de sua decência, ele sempre foi um excelente procurador. Mantê-lo no cargo é uma certeza de decisão acertada.
Expectativa: Altíssima.

Samae
Nome: Alexandro Fernandes (PSDB)
Descrição: administrador, ex-diretor geral da Câmara dos Vereadores, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau (2010) e secretário da Fazenda entre 2013 e 2016, Fernandes esteve na coordenação da campanha de Napoleão em 2016. Mostrou um trabalho bastante abaixo da expectativa na Fazenda e ainda pior na Comunicação. Esperemos que no Samae ele acerte. Até porque, ao contrário de alguns sucessores, ele tem nível superior.
Expectativa: Média.

Secretaria de Administração
Nome: Anderson Rosa
Descrição: desde 2015 tem trabalhado como diretor de Controle Interno da Prefeitura, sendo realocado para a Direção-Geral da Secretaria de Administração onde se destacou ao ponto de, em 2016, assumir a pasta que conduziu com competência.
Expectativa: Alta.

Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais
Nome: Marco Antônio Wanrowsky (PSDB)
Descrição: um dos homens forte do PSDB blumenauense, o ex-vereador por cinco mandatos é um médico notório por sua competência na área de Obstetrícia e foi o prefeito interino durante as eleições, além de suplente de deputado estadual. Certamente sua fácil circulação no meio político o torna apto para Relações Institucionais, mas ainda causa algumas dúvidas como secretário de Comunicação, área na qual tem pouca experiência. Contudo, Raimundo Mette (PSDB) fora criticado como escolha no primeiro momento, em 2012, mas se mostrou um excelente secretário de Comunicação, calando seus críticos.
Expectativa: Alta.

Secretaria de Defesa do Cidadão
Nome: Rodrigo A. Quadros (DEM)
Descrição: administrador pós-graduado e ex-chefe de gabinete parlamentar, ele já foi gerente de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Regional entre 2011 e 2013. Não traz a bagagem de seu antecessor, Marcelo Schrubbe, parecendo apenas uma indicação política.
Expectativa: Baixa.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo
Nome: Moris C. Kohl (DEM)
Descrição: administrador pós-graduado em Estratégia Empresarial com MBA em Recursos Humanos, foi professor, conselheiro na Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPE) e diretor de micro e pequenas empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau entre 2013 e 2017. É um nome muito elogiado e muito bem cotado.
Expectativa: Altíssima.

Secretaria de Desenvolvimento Social
Nome: Ivo B. Júnior
Descrição: cartógrafo com formação em Engenharia Agronômica, tem experiência em Planejamento Urbano, Cadastro  e Meio Ambiente. Trabalhou na modernização administrativa de várias prefeituras pelo país, tendo preenchido algumas funções em sua área no Executivo Blumenauense. Outro nome muito comentado de forma positiva em off.
Expectativa: Altíssima.

Secretaria de Educação
Nome: Patrícia Lueders
Descrição: pedagoga especializada em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, é servidora de carreira da Secretaria de Educação de Blumenau desde 2007. Assumiu a Secretaria de Educação e, haja vista seu bom trabalho, foi confirmada como mais um nome mantido no cargo.
Expectativa: Média.

Secretaria de Gestão Financeira
Nome: Ronaldo R. Wan-Dall (PP)
Descrição: administrador, empresário e consultor empresarial, foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), além de secretário de Administração de Blumenau nos últimos dois anos. Suplente de deputado estadual, tem feito um trabalho bom e espera-se que assim continue a fazer
Expectativa: Alta.

Secretaria de Governo e Transparência
Nome: Paulo Eduardo O. Costa
Descrição: comunicador social licenciado em Jornalismo, se especializou em Técnicas de Governo e tem mestrado em Desenvolvimento Regional, atuando como secretário de Gestão Governamental da cidade desde 2013, mantendo um ritmo muito bom.
Expectativa: Alta.

Secretaria de Infraestrutura Urbana
Nome: Regis E. Silva (PMDB)
Descrição: engenheiro elétrico especializado em Desenvolvimento Empresarial, foi chefe do Centro de Operação da Distribuição e da Agência Regional de Blumenau da Celesc, além de chefe da Agência Regional da Companhia em Blumenau de 2003 a 2011, sendo mais um nome extremamente bem cotado.
Expectativa: Altíssima.

Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana
Nome: Marcelo Schrubbe
Descrição: sem a menor sombra de dúvidas foi um desperdício tirar o administrador e bombeiro voluntário Marcelo Schrubbe de uma pasta na qual ele fez um trabalho excelente e trocar para outra. A expectativa agora é se ele repete o sucesso em outra secretaria
Expectativa: Alta.

Secretaria de Promoção da Saúde
Nome: Maria R. S. Soar (PSDB)
Descrição: administradora especializada em Gestão Hospitalar – e não médica, como alguns acreditam – Soar já foi gerente-geral do Hospital Santo Antônio em uma época particularmente adversa daquela instituição e, sem dúvida, se mostrou uma das piores – se não a pior – secretária de Saúde que Blumenau já teve, extremamente impessoal e aparentemente incapaz de dar à sua área a humanidade da qual ela tanto necessita.
Expectativa: Baixíssima.

Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação
Nome: Juliano Gonçalves (PV)
Descrição: engenheiro civil de competência e honestidade inquestionáveis, Gonçalves coleciona títulos e postos em sua área de atuação, mas infelizmente se mostrou um secretário de Planejamento extremamente deficitário, talvez engessado pelo baixo orçamento. A expectativa que fica é que nessa nova pasta ele consiga produzir aquilo que fez na carreira, mas não conseguiu reproduzir no Planejamento.
Expectativa: Alta.

Secretaria de Turismo e presidência da Vila Germânica
Nome: Ricardo Stodieck (PSDB)
Descrição: administrador, ex-diretor da SC Parcerias, ex-presidente da Acib, do Instituto Blumenau 150 anos, presidente do Tetro Carlos Gomes e membro ativo do Blumenau Convention Bureau, Ricardo foi um dos melhores – provavelmente o melhor – secretário de Turismo da cidade. Se o nome dele não estivesse aqui essa lista teria perdido completamente o sentido de ser escrita ou publicada, haja vista o legado que tem deixado no Turismo da cidade.
Expectativa: Altíssima.

Secretaria Executiva do Programa BID e Projetos Especiais
Nome: Mario Hildebrandt (PSB)
Descrição: o vice-prefeito que é administrador e assistente social e deixou uma marca positiva como secretário de Assistência Social de 2005 a 2012 soa uma indicação meramente política, porque sai de sua alçada os assuntos que compreendem a pasta.
Expectativa: Baixa.

Seterb
Nome: Carlos Lange (PSDB)
Descrição: advogado tributarista e presidente do Seterb desde 2015 – quanto os blumenauenses ficaram sem ônibus no Natal e depois ganharam como ‘presente de grego’ a Piracicabana – Lange foi um péssimo presidente do Seterb e não há razões lógicas para acreditar que irá melhorar nessa segunda nomeação.
Expectativa: Baixíssima.

URB
Nome: Michael R. Schneider (PP)
Descrição: advogado, ex-auxiliar de coordenação política na Câmara e ex-assessor na Alesc, já trabalhou na URB em funções que iam de mestre-de-obras a coordenador de equipes e equipamentos. Sem dúvida uma das pastas mais ingratas e que mais exige cuidado na cidade.
Expectativa: Baixa.

Apesar de muitos colegas estarem julgando as escolhas desse mandato como predominantemente políticas, nós as vemos como mistas: há muitos escolhidos que preenchem os requisitos técnicos e sem afiliação partidária. Contudo há outros que poderiam ter sido reaproveitados e ainda aqueles que parecem não ter relação alguma com os cargos aos quais foram indicados. Foram aqueles que já mostraram serviços ruins e continuam nas pastas.

Dessa forma, nós , pelo menos, analisamos essa como uma composição mista.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE