IV Congresso Nacional do Parto Humanizado terá conferência em Blumenau

IV Congresso Nacional do Parto Humanizado terá conferência em Blumenau
Foto: Reprodução

Sunday, 27 May 2018

Além de nossa cidade, haverá eventos em Criciúma, Joinville, Lages, Chapecó e Florianópolis terão etapas regionais, de junho a julho.

Seis municípios de Santa Catarina sediam este ano o IV Congresso Nacional do Parto Humanizado, com etapas regionais de junho a agosto. Paralelo acontece o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto, com exposições em Blumenau, Criciúma, Joinville, Lages, Chapecó e Florianópolis.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado e o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto são proposições da deputada Ana Paula Lima (PT) e estão sendo realizados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), através da Escola do Legislativo e Comissão de Saúde.

Em sua quarta edição consecutiva, o congresso inova  com seis etapas regionais:  Blumenau (07/06), Criciúma (12/06), Joinville (20/06), Chapecó (27/06) e Florianópolis (28/06) e Lages (03/07). As edições anteriores (2015, 2016 e 2017) foram todas realizadas na Alesc, em Florianópolis.

“O congresso tem sido cenário de discussões férteis a respeito do tema Humanização do Parto e do Nascimento. Nosso Estado, através da união de profissionais e simpatizantes do coletivo do parto humanizado tem protagonizado ações como a Lei da Doula, a Lei da Violência Obstétrica e também a Comissão de Parto Domiciliar Planejado da Abenfo”, pontua a deputada Ana Paula Lima.

A programação nos  seis municípios inclui a conferência “Políticas Públicas para a Humanização do Parto e do Nascimento: história, desafios e perspectivas” e discussão em grupo sobre “O modelo de atenção obstétrica e neonatal integral baseado nos direitos e nas evidências científica, desafios para o SUS e atenção privada: o papel de cada nível de atenção da rede”.

O IV Congresso Nacional do Parto Humanizado e o II Congresso de Fotografia e Vídeo de Parto contam com apoio da Adosc (Associação de Doulas de Santa Catarina), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), Abenfo-SC (Associação Brasileira de Enfermeiros Obstetras, Neonatais e Obstetrizes do Estado de Santa Catarina), UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), FURB (Universidade Regional de Blumenau), IELUSC (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC) e Coren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina).


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE