Novo protesto nacional acontece em março

Novo protesto nacional acontece em março
Foto: Reprodução

Monday, 20 February 2017

Depois de um hiato de meses, os movimentos sociais voltam a se manifestar e agora exigem o fim da impunidade e da proteção a suspeitos de corrupção.

Muito tempo se passou desde que a população saiu às ruas para exigir respeito de seus ditos ‘representantes’ políticos e, desde o impeachment de Dilma Rousseff, pouco se tem visto dos movimentos.

No entanto, na semana passada os grupos ‘Movimento Brasil Livre’ (MBL) e ‘Vem Pra Rua’ anunciaram que em 26 de março acontecerá uma nova manifestação social que tem em pauta a defesa da Operação Lava-Jato, o fim do Foro Privilegiado, a extinção do Estatuto do Desarmamento, além de modificações nas reformas trabalhista e previdenciária.

O que teria eclodido o novo clamor popular teria sido situações como a defesa de anistia a quem praticar caixa dois pregada pelo senador Edson Lobão (PMDB).

Vários movimentos civis organizados estão convocando pessoas, mas destaca-se a separação dos protestos do MBL e do ‘Vem Pra Rua’, que apesar de ocorrerem na mesma data têm propostas que se distinguem em alguns pontos, com foco maior no fim da impunidade.

Apesar de causar estranheza que depois de se juntarem ambos os manifestos – inquestionavelmente os maiores do Brasil – passarem a trilhar caminhos separados, mas, em análise, era um direcionamento natural, afinal sua união ocorreu por conta de um desafio muito maior, que era o afastamento da ex-presidente, e agora que os  problemas são mais específicos, cada qual segue sua ideologia.

Em São Paulo a manifestação de praticamente todos os grupos acontecerá na Avenida Paulista e a expectativa é atrair centenas de milhares de pessoas. Em outras capitais, locais e horários ainda não foram definidos. Tampouco em Blumenau.

Mas assim que soubermos, traremos ao conhecimento dos nossos leitores.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE