Ministério do Turismo repudia atitude machista de brasileiros na Rússia

Ministério do Turismo repudia atitude machista de brasileiros na Rússia
Foto: Divulgação

Tuesday, 26 June 2018

Vídeo mostra turistas assediando uma mulher, que não entendia o que estava acontecendo

Em comunicado enviado à imprensa nesta terça, dia 19 de junho, o Ministério do Turismo do Brasil condenou a atitude de um grupo de turistas brasileirosque foram registrados em vídeo assediando uma mulher durante as comemorações da Copa do Mundo, na Rússia.

Na gravação que está circulando nas redes sociais, especialmente no WhatsApp, e foi veiculado pela imprensa de vários países, homens vestindo a camisa da Seleção Brasileira aparecem ao lado de uma mulher não identificada, supostamente russa. Parecendo não compreender o sentido sexista das frases que o grupo grita, em coro e em português, a moça apenas tenta repetir as palavras sugeridas pelos brasileiros.

O Ministério do Turismo afirma que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto, muito menos em um evento como a Copa do Mundo, realizado para "promover a integração entre povos e culturas do mundo todo".

A pasta aproveitou para esclarecer que nenhum dos homens envolvidos no episódio é servidor do ministério. Esse boato surgiu na internet e relata que alguns dos homens identificados no vídeo trabalhariam em Brasília e estariam viajando a trabalho, com dinheiro público.

A embaixada brasileira na Rússia informa, também por nota, que recebeu, pela internet, manifestações informais de brasileiros que repudiaram o comportamento do grupo de torcedores.

Cartilha

Diante da repercussão do caso, a representação diplomática ressalta que a maioria dos torcedores brasileiros é tradicionalmente pacífica e respeitosa. E recomenda aos torcedores que mantenham comportamento cordial e respeitoso.

Para orientar os turistas brasileiros que viajarem à Rússia durante a Copa do Mundo, que termina no dia 15 de julho, os Ministérios das Relações Exteriores e do Turismo elaboraram uma cartilha com recomendações contra atos de violência verbal, visual ou física, em especial atos que possam insultar ou humilhar outras pessoas em razão de gênero, raça, etnia, origem social, religião ou orientação sexual.

Entre outras coisas, a cartilha – que está disponível na internet – alerta que, na Rússia, qualquer comportamento interpretado como assédio sexual pode ser punido com multa ou prisão de até um ano.

Caso cometam alguma conduta considerada grave, como violência ou comportamento desrespeitoso, os infratores responderão às autoridades policiais russas, ficando sujeitos a serem banidos dos estádios, multa ou prisão.

Conforme o Itamaraty, não existe qualquer denúncia formal contra os brasileiros, até o momento.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE