Sintrafite pede apoio do Legislativo

Sintrafite pede apoio do Legislativo
Foto: Divulgação

Saturday, 30 June 2018

O motivo da comoção foram os trabalhadores demitidos da Trama Z Beneficiamento

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau (Sintrafite), Vivian Kreutzfeld, ocupou a tribuna, na tarde desta quinta-feira (28), parar denunciar à Câmara de Vereadores a dispensa de 100 trabalhadores pela empresa Trama Z Beneficiamento Têxtil sem o pagamento da rescisão devida a cada um deles, de acordo com a legislação trabalhista. Ela explicou que a empresa anunciou o encerramento das atividades sem comunicar o sindicato e propõe fazer o pagamento das rescisões em 15 parcelas, causando muita indignação aos trabalhadores, que foram surpreendidos pela demissão em massa.

“Estamos mais uma vez enfrentando em Blumenau a demissão de centenas de trabalhadores que não recebem seus direitos. Na última segunda-feira (25) os trabalhadores chegaram na empresa e foram demitidos”, alertou a presidente da entidade. Ressaltou que o empresário é proprietário de muitos imóveis no município, inclusive alugados para o poder público, e que tem todas as condições de cumprir com as obrigações para com os trabalhadores. “Já avaliamos isso e além de propor o parcelamento em 15 vezes, há também o atraso de mais de um ano e meio do FGTS e esse valor também não será pago na demissão”, assinalou.

A presidente também destacou que a demissão desses 100 funcionários significa o envolvimento de 100 famílias e cerca de 300 pessoas que vão ficar em uma situação muito difícil. Disse que o Sindicato foi à Câmara pedir o apoio do Legislativo aos trabalhadores. “Não podemos admitir que a empresa simplesmente vire as costas para esses trabalhadores, depois de tanto anos dando lucro a essa empresa”.

Enfatizou que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é clara, determina que o pagamento deve ocorrer em até 10 dias após a demissão. Também ressaltou que a Trama Z não é a única a agir dessa forma e que rotineiramente há empresas atrasando os salários, o repasse do FGTS e demitindo sem assegurar o pagamento devido ao trabalhador.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE