Nesta eleição, precisamos votar em quem é daqui!

Nesta eleição, precisamos votar em quem é daqui!
Foto: Divulgação

Thursday, 12 July 2018

Texto escrito por Avelino Lombardi, presidente da Acib.

Há tempo a Acib vem manifestando sua opinião de que a região do Vale do Itajaí tem sido preterida em relação às obras, aos serviços públicos, à distribuição de efetivo policial e de bombeiros e à destinação de recursos, quando comparada a outras regiões do Estado. Chega a ser vergonhoso como os Governos Estadual e Federal têm nos tratado ultimamente.

Acontece que muitos candidatos que não são da região acabam recebendo votação expressiva dos eleitores daqui. O fato de os partidos lançarem uma grande quantidade de candidatos também prejudica, porque os votos acabam pulverizados. Nas eleições de 2014, de um total de 952 mil votos válidos no Vale do Itajaí, tivemos 550 mil votos em candidatos da nossa região, ou seja, apenas 57% dos eleitores votaram em candidatos daqui. O número de votos brancos e nulos também preocupa, foram quase 141 mil. Do total dos votos válidos, portanto, cerca de 262 mil foram em candidatos de fora da região. Tivemos, ainda o espantoso número de aproximadamente 190 mil abstenções. 

É necessário refletirmos sobre esse fenômeno. Na distribuição dos recursos e na elaboração dos orçamentos, os governos elaboram projetos e os submetem à aprovação do Congresso Nacional (no âmbito federal) e à Assembleia Legislativa (em âmbito estadual). Isso justifica a importância de termos uma representação política expressiva no Vale do Itajaí. Somos a região mais rica do Estado, representamos mais de 30% do PIB catarinense, temos quase 30% dos eleitores, mas a nossa representatividade política é muito pequena.

Sabemos que muitos dos que aqui trabalham e vivem votam em outras regiões, mas precisamos desses votos para melhorar a nossa representação. Nesse quesito, temos que ser bairristas. Vamos escolher candidatos do Vale do Itajaí, que estejam comprometidos com os nossos projetos de crescimento e desenvolvimento.

A hora é agora! Vamos escolher candidatos que estejam comprometidos com os projetos da nossa região, que tenham uma conduta ilibada, que estejam dispostos a defender a região do Vale do Itajaí. A força está na nossa união!

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE