Câmara homenageia 30 anos de atuação do 10º Batalhão de Polícia Militar
Foto: DivulgaçãoFriday, 10 March 2017
O ex-comandante do 10º Batalhão de Policia Militar de Blumenau, Roque Heerdt, disse que fez parte da articulação para a chegada das primeiras policiais femininas para a cidade.
Nesta quarta-feira (08), a Câmara de Vereadores de Blumenau realizou uma Sessão Solene em comemoração aos 30 anos do 10º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina em Blumenau.
A solenidade foi conduzida pelo presidente Marcos da Rosa (DEM), que também foi o autor da homenagem. Também estiveram presentes os vereadores Alexandre Caminha (PROS), Ricardo Alba (PP); Professor Gilson (PSD); o ex-prefeito de Blumenau e conselheiro da AMPE, Felix Theiss, e o ex-comandante do 10º Batalhão de Policia Militar de Blumenau, Roque Heerdt.
O presidente Marcos da Rosa destacou a atuação de policiais militares e entregou uma moção de louvor ao comandante do 10º BPM, Jefferson Schmidt, que representou toda a corporação. “O policial trabalha para guardar o povo trabalhador, aqueles que acordam cedo para trabalhar. Por trás dessa farda existe um homem, uma mulher, um pai de família, uma pessoa que precisa do apoio da sociedade”, sustentou. O tenente-coronel Jefferson Schmidt agradeceu a honraria e destacou a história da corporação desde 1987. “Os líderes de hoje foram talhados para a realidade atual. Como gestores que somos, devemos preparar os caminhos dos nossos sucessores”, ponderou.
O presidente do Legislativo também homenageou a coronel Claudete Lehmkuhl pelo Dia Internacional da Mulher e pelos relevantes serviços prestados à sociedade catarinense. “Há anos atrás as mulheres não ocupavam cargos de trabalho que hoje tem conquistado. Com certeza essas profissionais merecem cada vez mais respeito e sucesso”, afirmou. A coronel Claudete Lehmkuhl agradeceu as homenagens. Emocionada, disse que 33 anos se passaram e esta foi a primeira homenagem que recebeu. “Quero cumprimentar todas as policiais femininas pela nobre profissão de proteger o cidadão”. Lembrou que no início a instituição não sabia como lidar com mulheres e que somente em 1998 houve a conquista de igualdade em seu quadro.
O ex-comandante do 10º Batalhão de Policia Militar de Blumenau, Roque Heerdt, disse que fez parte da articulação para a chegada das primeiras policiais femininas para a cidade. “Verdadeiras guerreiras, elas foram responsáveis pela aproximação da polícia com a população”. Lembrou que um dos atendimentos mais marcantes da época foi quando duas policiais femininas enfrentaram uma quadrilha de assalto a bancos. Ressaltou ainda a participação da Polícia Militar durante as enchentes na Blumenau.
O ex-prefeito de Blumenau e conselheiro da AMPE, Felix Theiss, cumprimentou os homenageados e lamentou a ausência de entidades empresariais, clubes de serviço e sindicatos da cidade no evento. Disse que esse era o momento de as entidades agradecerem o trabalho dos militares. “Desejo que o tenente-coronel Jefferson Schmidt seja abençoado e inspirado para comandar os homens e as mulheres que conduzem a essa força militar”, destacou.
O vereador Ricardo Alba enalteceu as mulheres e os profissionais da Policia Militar. “Atrás dessa farda existem homens e mulheres, heróis e heroínas que dão sangue, suor e lágrimas para defender nossas liberdades”, afirmou.
Os representantes do 10º Batalhão de Policia Militar também entregaram uma medalha comemorativa aos vereadores presentes no evento.
A sessão solene será reprisada no próximo domingo (12) pela TV Legislativa, nos canais 14 da NET e 19 da BTV. O evento também poderá ser assistido na íntegra no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.