Conheça os principais candidatos a deputado federal de Blumenau

Conheça os principais candidatos a deputado federal de Blumenau
Foto: Divulgação

Thursday, 13 September 2018

São nove nomes entre os principais que desejam representar nossa região em Brasilia.

No dia 7 de outubro vão ocorrer as votações para o primeiro turno das eleições deste ano. Serão votos para presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e dois senadores. Por favor, atente para essa última informação: serão dois senadores.

Basicamente um senador representa a instituição de seu estado de origem, escolhe magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), diretoria do Banco Central, embaixadores (todos estes sendo nomeados pelo presidente da República), autoriza operações financeiras de interesse público, fixa limites da dívida pública e avalia o funcionamento do Sistema Tributário Nacional. Além disso, ele é o sujeito que vai ganhar um portentoso salário vitalício mesmo que não consiga mais se eleger ao Senado.

Já o deputado federal é a pessoa que representa a população de seu estado de origem, tendo como função criar leis nacionais, fiscalizar a Presidência da República, cobrar o Executivo e dar início ao processo de impeachment quando necessário.

Basicamente essas são as diferenças entre ambos os cargos. Algo que alguns não sabem.

Santa Catarina contará com inúmeros candidatos e alguns deles são blumenauenses, portanto representam os interesses do nosso município ante a União. Alguns são mais conhecidos, outros menos. Uns já exercem função pública, outros não. Conheça abaixo os principais candidatos à deputado federal que representam Blumenau (em ordem alfabética).

Ana Paula Lima (1313) PT

Deputada estadual e esposa do deputado federal Décio Lima (PT) – atual candidato ao governo do estado – Ana Paula é enfermeira e tem se destacado na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) por defender causas relacionadas ao bem-estar dos animais, aos direitos das mulheres e é uma dura crítica à práticas criminosas cruéis como a farra do boi.

Ericsson Luef (1520) MDB

Presidente da Hemmer Alimentos – uma das maiores empresas do país no segmento – Ericsson foi o fundador do Atlético Metropolitano, é vice-presidente da Federação Catarinense e tem deixado uma marca pessoal forte na sociedade blumenauense. Exemplo disso foi sua participação fundamental, ao lado do empresário Ronaldo Baumgarten, para que o Complexo da Ponte do Badenfurt pudesse sair do papel e se tornasse o que é hoje.

Giovani Seibel (5000) PSOL

Coordenador da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC). Já foi candidato a vereador e apresenta em suas propostas alternativas à mobilidade urbana.

Jorge Cenci (4088) PSB

Fundador da Senior Sistemas, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Napoleão Bernardes (PSDB), Cenci participa do movimento RenovaBR e apesar de estar em seu primeiro pleito, teve uma participação bastante positiva no Executivo Municipal.

Jovino Cardoso (PROS) 9090

Ex-presidente da Câmara de Vereadores e ex-vice-prefeito, Jovino Cardoso é atualmente vereador em Blumenau, onde foi um opositor combativo do ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), de quem já foi vice. Conhecido no segmento religioso e também em diversas comunidades, Jovino vai para sua terceira eleição ao cargo, sendo que na última contabilizou quase 70 mil votos.

Liliane Schuldt (3011) NOVO

Dentista e iniciante no segmento político, Liliane é filiada ao partido do presidenciável João Amoebo – o famoso candidato no qual toda a internet diz votar, mas que nunca chega a 5% nas pesquisas de intenção de voto.

Marco Antônio Wanrowsky (4557) PSBD

Médico, ex-vereador, ex-chefe de gabinete e ex-secretário de Comunicação do ex-prefeito Napoleão Bernardes, Wanrowsky acumula seis mandatos na Câmara de Blumenau. Não conta com nenhuma situação memorável: nem boa, mas também nem ruim. Foi candidato a deputado estadual em 2014, onde fez cerca de 29 mil votos.

Marcos da Rosa (2577) DEM

Atual presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Marcos da Rosa foi o parlamentar mais votado em 2016. Com a sua base eleitoral majoritariamente evangélica, ele representa os interesses de um segmento que cresce vertiginosamente em todo o Brasil. Em seu segundo mandato, Marcos tem administrado a Câmara de forma discreta e comedida.

Rúbia Sagaz (5051) PSOL

Servidora do Instituto Federal de Catarinense (IFC) em Blumenau, Rúbia se tornou conhecida em todo o país quando gravou um vídeo colocando o senador Romero Jucá (MDB) contra a parede, sendo aplaudida e alcançando 5 milhões de visualizações. Ela é vegana e feminista.

Amanhã o BLUMENEWS lançará uma matéria com os principais candidatos a deputado estadual de Blumenau para quem ainda não conhece todos ou está em dúvida.

Citamos aqui os principais. Caso tenha faltado algum, por favor, nos comunique.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE