Conheça os principais candidatos a deputado estadual de Blumenau

Conheça os principais candidatos a deputado estadual de Blumenau
Foto: Divulgação

Friday, 14 September 2018

São 21 nomes entre os principais que desejam representar nossa região em Florianópolis.

Ontem o BLUMENEWS trouxe uma lista com os candidatos a deputado federal que representam os interesses de Blumenau em Brasília. Hoje traremos uma lista com os principais nomes à Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Lembrando que os deputados estaduais são as pessoas cujas responsabilidades consistem em criar leis na esfera do estado e fiscalizar as ações do governador e seus secretários.

Adriano Pereira (13555) PT

Atualmente vereador no segundo mandato, Pereira tem sido um parlamentar combativo e se destacado por exigir a devida atenção a bairros tradicionalmente menos cuidados pela prefeitura, em especial a Velha Grande. Está em seu segundo mandato e na eleição passada se tornou o único parlamentar petista em Blumenau, uma cidade geralmente avessa à sigla.

Almir Vieira (11677) PP

Membro da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Blumenau, Almir é um político mais experiente e há bastante tempo na vida pública. Com projetos e requerimentos abrangendo praticamente todos os bairros da cidade, ele trocou a caserna pela Câmara onde criou eleitorado fiel.

Arlete Canarinha (13040) PT

Geralmente candidata a vereadora, Arlete é uma pessoa muito simpática e tem trabalhado há muito tempo na política. Tornou-se conhecido por suas reiteradas tentativas eleitorais.

Bruno Cunha (40140) PSB

Em seu primeiro mandato, o advogado Bruno Cunha tem feito um trabalho primoroso como vereador, defendendo causas como o bem-estar animal. Com um trabalho de marketing impecável e uma manutenção assertiva em suas redes sociais, Bruno entrou na Casa como o segundo parlamentar mais votado – um fenômeno nas eleições de 2016 – e ganha exponencialmente mais e mais simpatizantes, trazendo propostas inovadoras e importantes.

Célio Höhn (65010) PCdoB

O comunista e advogado Célio Höhn é uma dessas figuras que vive se candidatando a cargos que nunca leva. Mais conhecido em meados de 2012 por organizar e participar de passeatas contra os preços da tarifa do transporte público, desde então perdeu relevância e desapareceu.

Daniel Hostin (15159) MDB

À frente da sigla em Blumenau, essa não é a primeira eleição do candidato. Representando o partido com o maior número de filiados de Blumenau ele traz sangue novo para a eleição.

Deomar Agostinho (18022) REDE

O vendedor blumenauense está tentando sua primeira vaga à Alesc.

Echesler Giovanni Molmelstet (33500) PMN

Empresário blumenauense, Molmelstet é um dos candidatos que apóia a pauta ‘O Sul é o meu país’, assim como critica o uso de institucionalizações nacionais (como agências regulamentadoras, movimentos sociais e sociedades civis organizadas) para a manipulação da opinião pública, tornando o eleitor médio uma espécie de massa acéfala de manobra.

Fabiano Dadam Nau (40888) PSB

Presidente licenciado do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado (Sindifisco), Nau defende a transparência no Poder Público, a simplificação da burocracia e a criação de incentivo ao empreendedorismo.

Geórgia Faust (50050) PSOL

É professora de inglês e presidente do Instituto Feminista Nísia Floresta, além de mestra em Educação e acadêmica de Psicopedagogia Clínica pela Uniasselvi.

Ismael dos Santos (55777) PSD

Deputado estadual, Ismael é um membro respeitado na comunidade evangélica, a quem sempre representou em Florianópolis. Considerado um erudito bíblico, ele tem um forte trabalho com dependentes químicos e grande experiência como deputado estadual.

Ivan Naatz (43555) PV

Advogado, ex-vereador e eterno candidato a prefeito que nunca ganha, Naatz fez uma respeitável carreira como advogado e criou notória reputação como político polêmico e briguento (em brigas, por muitas vezes, desnecessárias). Ficou mais conhecido como aberto desafeto da página Blumenau Mil Grau, que o apelidou de ‘Batoré’.

Jean Kuhlmann (55800) PSD

Experiente deputado estadual e ex-candidato a prefeito por duas vezes, Kuhlmann só foi derrotado no último pleito por uma trágica estratégia de marketing: querer parecer com seu adversário Napoleão Bernardes. Foi o vereador mais votado da história de Blumenau. Na época, em 2004, havia sido o mais votado de Santa Catarina, com quase 8 mil votos.

Jens Mantau (45678) PSDB

Vereador desde muito antes de muitos dos nossos leitores terem nascido, Mantau é contador e sempre se candidata a algo diferente, conseguindo eleger-se só vereador. Já foi presidente da Câmara, líder de governo e é um tipo de Mbah Gotho da política blumenauense.

Lauro Bacca (18001) REDE

O famoso e carismático professor Lauro Bacca é a maior, mais respeitada, renomada e fundamentada autoridade blumenauense sobre o Meio Ambiente. Já foi colunista de jornal, professor e traz consigo uma vasta gama de admiradores. Numa época onde a consciência ecológica vem ganhando força, Bacca se mostra uma opção certa para quem prioriza a natureza.

Nino Mayer (33233) PMN

Empresário, Mayer montou uma pequena (porém esforçada) estrutura para divulgar suas ideias, principalmente através das redes sociais.

Oldemar Becker (25025) DEM

Quando Becker se tornou vereador, em 2012, muitos riram e disseram que estava deslocado na Câmara. De fato estava. Poucos acreditavam que teria um bom desenvolvimento, mas bem assessorado ele criou excelentes projetos e está em seu segundo mandato. Contudo, se ele (não seus assessores) não tem qualificação para a Câmara, será que teria para a Alesc?

Ricardo Alba (17017) PSL

Ex-oficial de Justiça, Alba começou bem seu primeiro mandato: cortou gastou, recusou carro oficial e apresentou excelentes projetos. Algo próximo ao que os também vereadores de primeiro mandato Bruno Cunha e Professor Gilson (PSD) fizeram. Contudo ele acabou perdendo credibilidade ao tentar usar as falhas de outros parlamentares para se enaltecer (virando as costas para a ‘nova política’ que dizia fazer) e com um pequeno grupo de militantes que tentavam a todo custo defendê-lo, mesmo quando indefensável. Alba foi um dos organizadores dos protestos contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Depois se candidatou. Não há mais o que ser dito que esses dois fatos não falem por si sós. Uma ‘medalha’ para ele.

Ricardo Wippel (23423) PPS

Advogado, Wippel tem posicionamentos muito bem fundamentados e se mostra como um candidato inteligente. Conservador, já foi coordenador metropolitano da Associação dos Usuários das Rodovias do Estado de Santa Catarina (Auresc), onde pôde mostrar algumas de suas ideias, propostas e pensamentos. Vem com o objetivo de renovar a Câmara Estadual.

Sylvio Zimmermann Neto (45645) PSDB

Dono de uma cultura ímpar, um admirável conhecimento pela história de nosso povo e inspiradora paixão pelas nossas tradições, Sylvio foi um dos mais atuantes presidentes da Fundação Cultural de Blumenau, trazendo vida a um local que estava abandonado. Administrador consciencioso, sua administração foi pautada pela eficiência, respeito e diálogo. Como vereador teve importantíssimos projetos aprovados indo desde as áreas de inovação e meio ambiente até economia, se tornando um dos melhores parlamentares atuais.

Zeca Bombeiro (77195) SD

Toda cidade tem o Tiririca que merece. Mogi das Cruzes (SP) tem o Bubu (Edvaldo Hermenegildo), Blumenau tem o Zeca. Ex-bombeiro, em eleições passadas já disse inveridicamente que foi ele quem trouxe o helicóptero Arcanjo para Blumenau, mas quase ninguém acreditou. Tem posicionamentos pouco coerentes, porém engraçados. É de quebrar o pé da cama.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE