Conheça melhor o candidato Marco Antônio Wanrowsky

Conheça melhor o candidato Marco Antônio Wanrowsky
Foto: Divulgação

Friday, 05 October 2018

Filiado ao PSDB e de número 4557, ele é um respeitadíssimo médico nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia. Conheça algumas de suas propostas.

O BLUMENEWS começou essa semana com uma série de perguntas aos candidatos a uma vaga como deputado federal que representam a cidade. Publicaremos por ordem de respostas, portanto sendo esta a do candidato Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) de número 4557.

Faltam ainda, pela ordem alfabética, os candidatos Ericsson Luef, Jovino Cardoso Neto, Liliane Schuldt e Rúbia Sagaz.

Você é um dos mais respeitados médicos da região na especialização de obstetrícia e ginecologia. Como profissional, como você vê a Saúde Pública a qual estão submetidos os brasileiros, em especial as crianças? E como você mudaria isso na Câmara Federal?

São necessárias ações para melhorar o SUS, o qual é deficiente no atendimento da população. Neste sentido se mostra necessário maior participação do Estado no financiamento da saúde (mais recursos federais e estaduais).

Ainda é indispensável mais eficiência, transparência e eficiência na gestão, bem como inovação e controle do sistema.

Melhorar a cobertura vacinal das crianças através de ações educativas e implantação nas salas de vacinas de informatização para o monitoramento e avaliação de dados, uma vez que houve uma queda acentuada em 2016 e 2017, expondo a população a risco de reaparecimento de casos como sarampo, rubéola e poliomielite.

Buscar o fim dos contingenciamentos e cortes orçamentários na saúde, para a aplicação, por exemplo, em mutirões de cirurgias pediátricas e ortopédicas, proporcionando, assim uma redução das filas de espera.

Estabelecimento de uma política para o SUS que contemple suas diretrizes e princípios de qualidade de atendimento.

Aumento da participação do Estado no gasto sanitário total do país.

Maior investimento a saúde preventiva.

Combate a corrupção no SUS.

Valorização dos profissionais da saúde e apoiar a PEC que cria a carreira de estado do médico a fim de incentivar e fixar os médicos junto ao SUS.

Correção imediata da tabela do SUS a todos os prestadores de serviços.

Apoio aos programas de promoção e prevenção da saúde.

Por muitos anos você foi vereador em Blumenau. Elenque, por favor, alguns dos seus principais Projetos de Lei que poderiam ser usados em âmbito federal?

Enquanto vereador apresentei inúmeros Projetos de Lei, entre eles: exame de acuidade visual para as crianças da educação infantil, alimentação especial para crianças com diabetes nas escolas municipais (pioneiro no Brasil), a criação da tribuna livre espaço para manifestação popular na câmara, a inclusão de noções de primeiros socorros no currículo das escolas municipais, medicamento solidário (tem por finalidade recolher medicamentos ociosos ao seu aproveitamento ou descarte, conforme o caso), projeto que autorizou o poder executivo a criar farmácias de manipulação para atender as pessoas de baixa renda, projeto que dispõe sobre manutenção de desfibrilador externo em eventos e locais com grande concentração de pessoas, hoje é lei nacional.

Caso o candidato de seu partido, Geraldo Alckmin, ganhe as eleições e se torne presidente da República, seu posicionamento será óbvio. Mas e no caso de o vencedor ser outro também alinhado à direita, como Álvaro Dias, João Amoedo ou Jair Bolsonaro: você se posicionaria mais como governo ou oposição? Alguma chance de apoio a Ciro Gomes, Fernando Haddad ou Marina Silva?

Meu posicionamento sempre será a favor do Brasil, apoiarei todas as medidas necessárias para que o país volte a crescer, bem como as de combate a corrupção. Em caso de vitória de qualquer candidato de esquerda minha posição será de exercer uma oposição constritiva e em favor do povo brasileiro. No campo político sou oposição aos partidos de esquerda.

Durante sua gestão como secretário de Comunicação blumenauense alguns disseram, de dentro da própria prefeitura, que outras pessoas, inclusive do PSDB, tomavam as decisões por você. Como você rebate esse boato?

Não só é boato, como maldade e mentira, quem fala pelas costas não merece crédito nem respeito. Sou uma pessoa de grupo e dialogo, o líder conduz, mas as decisões inerentes ao cargo sou eu quem tomava e decidia. Tive essa postura em todos os cargos que exerci, tal quais: diretor do Hospital Santo Antônio, chefe de departamento do curso de Medicina da FURB, Secretário Regional Adjunto da SDR, Presidente da Câmara Municipal de Blumenau por duas vezes, Prefeito em Exercício por duas vezes, Secretário Municipal da SEMUDES e Chefe de Gabinete. Às mentiras e maldades sempre responderei com trabalho e transparência.

Quais são as principais reformas que você proporia enquanto deputado federal?

Reforma tributária – Imposto sobre Valor Agregado;

Reforma política – redução dos partidos políticos, voto distrital e facultativo, eleições gerais únicas a cada quatro anos, fim do foro privilegiado e favorável às 10 medidas contra a corrupção;

Reforma do pacto federativo – descentralização dos recursos, aumentando a participação dos municípios no bolo tributário;

Reforma do Estado – redução da maquina estatal, com combate ao desperdício de recursos e acumulo de privilégios e mordomias aos seus agentes, redução do número de ministérios, bem como de deputados e senadores, privatização das estatais de forma criteriosa e extinção das inoperantes.

É importante salientarmos que as respostas do candidato Marco Antônio Wanrowsky (4557) foram colocadas na íntegra, respeitando a ordem de cinco perguntas por candidato.

Agradecemos a ele e esperamos que essas respostas tenham ajudado algum eleitor indeciso.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE