Dos 10 candidatos, apenas três não responderam as entrevistas

Dos 10 candidatos, apenas três não responderam as entrevistas
Foto: Divulgação

Saturday, 06 October 2018

Conheça as perguntas que fizemos a eles e também as conclusões que tiramos daqueles que participaram da série de matérias.

Esta semana o BLUMENEWS ouviu os principais candidatos à Câmara Federal que pretendem representar Blumenau e dispõem seu nome nas eleições de amanhã.

O primeiro a responder às perguntas foi o candidato Giovani Seibel, seguido por Jorge Cenci, Rui Godinho, Ana Paula Lima, Marcos da Rosa, Marco Antônio Wanrowsky e Jovino Cardoso, publicadas na ordem de recebimento das perguntas.

A série de entrevistas foi apartidária, visou entrevistar TODOS os candidatos e reuniu cinco perguntas especialmente elaboradas para cada um. Independente da sua corrente de pensamento político, conhecer os pensamentos dos ilustres candidatos sempre é enriquecedor, mesmo que você discorde. E, caso discorde, não falte com respeito a eles.

Infelizmente não conseguimos contatar as candidatas Liliane Schuldt e Rúbia Sagaz, assim como não recebemos as respostas de Ericsson Luef em tempo hábil.

Para manter a transparência, abaixo constam as perguntas que os candidatos não responderam.

Ericsson Luef

  1. Sua experiência e case de sucesso à frente da Companhia Hemmer são inquestionáveis, mas você ainda não teve experiência como gestor público ou legislador. Contudo seu know-how à frente de uma das maiores indústrias alimentícias do Brasil lhe dá um excelente panorama do que é necessário para fomentar a Economia e o empreendedorismo. Enquanto deputado federal o que você pretende fazer, em relação à legislação, para ajudar o país a deixar a crise na qual se estagnou?
  2. Muito conhecido no meio desportivo, você foi um dos fundadores do Clube Atlético Metropolitano. Qual, na sua opinião, é a forma mais eficaz de incentivar jovens ao esporte em uma época que cada vez mais o entretenimento é digital?
  3. Como você vê a pauta dos alimentos transgênicos em relação aos orgânicos? Como esclarecer as pessoas em relação às principais diferenças ou qualidades de ambos? E, acima de tudo, qual será o seu posicionamento parlamentar acerca deste assunto?
  4. Em 2004 você se candidatou vereador, conquistando a vaga de suplente com 899 votos. Ainda assim não se elegeu. O que o motivou a tentar um vôo tão alto – a Câmara Federal – mesmo não tendo obtido êxito na Câmara Municipal?
  5. Quando a malha viária da região norte de Blumenau passou por seu pior momento, você, enquanto empresário, deu dinheiro para que o Complexo da Ponte do Badenfurt fosse construído. Talvez, sem o seu apoio, essa importante obra estivesse no papel até hoje. O que você fará, enquanto deputado de perfil proativo, para melhorar a situação das estradas catarinenses que há tanto sofrem com o descaso do Executivo?

Liliane Schuldt

  1. Você é dentista por formação. Qual foi a sua motivação para se candidatar? Ainda mais para um cargo tão difícil de alcançar como o de deputada federal.
  2. O seu partido, o NOVO, foi o autor da ação que impediu a entrevista do ex-presidente Lula, que está preso. Como você avalia o cenário político de um país no qual o ex grande favorito para o cargo máximo federal é um homem preso e condenado por corrupção?
  3. A bancada evangélica cresceu muito em todos os níveis do Poder no país. Eles elegem deputados, senadores, vereadores, prefeitos e governadores. Aprovam leis e embargos. São geralmente membros da Assembléia de Deus, Igreja Universal e outras que praticam a dita teologia da prosperidade. Contudo não há muitos luteranos na bancada evangélica. Qual a importância que você, sendo luterana, vê em representar uma fé em uma política que no presente conta até com padres em cargos públicos?
  4. Críticos do NOVO afirmam que, apesar do nome, o partido mantém a velha política. Para eles, exemplo disso são os dois principais fundadores da sigla – João Amoedo e Ricardo Taboaço – ambos fortemente atrelados ao mercado bancário e envolvidos no escândalo da Bahamas Leaks. Como você entende as propostas realmente novas que poderia trazer se eleita a deputada federal?
  5. Quais você elencaria como as principais vantagens em renovar os nomes que constam hoje nos acentos do Congresso Nacional?

Rúbia Sagaz

  1. Quando você encontrou o senador Romero Jucá e decidiu que gravaria o vídeo que viralizou, você imaginava um dia entrar para a vida pública?
  2. Servidora do Instituto Federal de Santa Catarina você vive a Educação no cotidiano. Muitas escolas estão sucateadas, diversas regiões metropolitanas não têm Ensino Superior federal, professores são mal remunerados e, por vezes, pouco preparados. Como você pretende mudar essa realidade enquanto deputada federal?
  3. A seu ver as políticas de equidade para as mulheres têm avançado? O que falta ser feito para que as mulheres tenham os mesmo direitos e as mesmas garantias que os homens?
  4. Você é uma candidata feminista. Poderia explicar para os nossos leitores as diferenças entre Feminismo e femismo?
  5. A cada dia mais pessoas se declaram vegetarianas ou veganas. Seja pelo amor aos animais, filosofia de vida ou cuidado com a própria saúde é crescente o número de pessoas que entendem não necessitar de carne em suas dietas ou, no caso dos veganos, nada que advenha de animais. Como incentivar a Iniciativa Privada a investir mais em produtos cruelty-free e dairy-free?

Então boa eleição a todos.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE