Até a Globo está desmentindo a onda de fake news sobre a Amazônia

Até a Globo está desmentindo a onda de fake news sobre a Amazônia
Foto: Divulgação

Saturday, 24 August 2019

Na edição desta sexta-feira do Jornal Nacional, a emissora desmentiu personalidades que usaram imagens antigas – e de outros lugares – para dar a entender que os acontecimentos se davam na floresta brasileira.

Após a própria Folha de São Paulo desmentir o presidente francês Emmanuel Macron, foi a vez do Grupo Globo denunciar a onda de fake news sobre a Amazônia.

Durante seu comentário no programa ‘GloboNews em Pauta’, o jornalista e correspondente internacional Jorge Pontual afirmou que a polêmica sobre a Amazônia “chegou a um nível de histeria e muitos erros”.

“Infelizmente, o que estamos vendo, é uma repetição de coisas erradas e fotos antigas que são dadas como atuais. É muito triste, porque o desmatamento da Amazônia e as queimadas são problemas seríssimos, mas a reação [frente a tudo isso] perdeu as estribeiras. Veja, por exemplo, o tuíte do presidente da França, existem vários erros, a foto foi publicada em 1989 pelo jornal The Guardian, então o presidente francês devia checar primeiro. A amazônia não é o pulmão do planeta, isso é uma metáfora velha e errada, ela [Amazônia] não produz 20% do oxigênio. Está errado e todo mundo nas redes sociais está repetindo esse erro”, afirmou.

Na edição desta sexta-feira (23) do Jornal Nacional, a emissora desmentiu personalidades que usaram imagens antigas – e de outros lugares – para dar a entender que os acontecimentos se davam na floresta brasileira.

Além do francês Macron, a modelo Gisele Bundchen, o ator Leonardo DiCaprio e o futebolista Cristiano Ronaldo também foram desmentidos pelo telejornal.

Ser desmentido pela Folha de São Paulo e Grupo Globo – os maiores produtores de fake news deste país – não é para qualquer um.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE