Vereador Sylvio Zimmermann alerta para prevenção ao câncer de intestino

Vereador Sylvio Zimmermann alerta para prevenção ao câncer de intestino
Foto: Divulgação

Tuesday, 03 September 2019

Se diagnosticado cedo, o câncer de intestino é altamente curável.

Setembro é o mês de conscientização e prevenção do câncer do colorretal, ou câncer do intestino, como é conhecido. O Setembro Verde é um movimento criado para falar sobre o terceiro tipo mais comum dessa doença no Brasil. A lei que inclui esse evento no calendário oficial do município foi proposta por Zimmermann e sancionado em agosto de 2016.

“A desinformação ainda é um grande mal do brasileiro. Por isso, esses movimentos, esses eventos são fundamentais para levar a informação à população”, apontou o vereador.

Se diagnosticado cedo, o câncer de intestino é altamente curável. Por isso é bom ficar atento aos sintomas e procurar um médico. É o que diz o doutor Roland Dagnoni, especialista no assunto. “Alguns fatores são preponderantes, como obesidade, sedentarismo, histórico familiar e baixo consumo de fibras”, afirma.

Entre os sintomas estão sangramento, alteração no funcionamento do intestino, sensação de evacuação incompleta, perda inesperada e repentina de peso e cansaço ou fadiga inexplicável. Nestes casos, o ideal é procurar um médico proctologista para os devidos exames.

Dagnoni conta ainda que homens e mulheres acima de 50 anos devem fazer os exames, além de familiares de pacientes da doença e pessoas com colite por muito tempo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE