Políticos são inocentados de suposta compra de medalhas

Políticos são inocentados de suposta compra de medalhas
Foto: Divulgação

Friday, 06 September 2019

O deputado Ricardo Alba e os vereadores Marcos da Rosa e Adriano Pereira tiveram a acusação contra eles arquivada pelo Ministério Público.

No ano passado uma matéria do Fantástico acusou o Instituto Tiradentes de vender medalhas a políticos. Na reportagem, eles conseguiram comprar uma medalha para um jumento, falsamente apresentado como um agente político ao UBD de Pernambuco.

Logo, todas as pessoas que haviam ganho tal condecoração se tornaram suspeitas de terem pago por ela. Em Blumenau a primeira pessoa a levantar essa questão foi o jornalista Alexandre Gonçalves. De nossos parlamentares em exercício, os que haviam sido laureados com a medalha foram Adriano Pereira (PT), o agora deputado estadual Ricardo Alba (PSL) e o então presidente da Câmara Marcos da Rosa (DEM).

Um ano depois do ocorrido, o Ministério Público – através do lendário promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz – decretou o indeferimento da instauração de investigação a respeito do caso. Ou seja: o MP não viu razões concretas o bastante para iniciar uma investigação.

O vereador Marcos da Rosa (DEM) foi quem, gentilmente, nos cedeu uma cópia do documento. Na época – como presidente do Legislativo – ele foi o nome mais afetado por ser o político mais relevante envolvido (posto este hoje do deputado Alba), inclusive sugerindo que o prefeito Mário Hildebrandt também havia ganho a medalha, em sua aparente defesa.

Agora Alba, Rosa e Pereira estão livres de qualquer acusação ou julgamento deturpado da opinião pública, pois suas conquistas, de acordo com o MP, foram legítimas e merecidas.

Marcos da Rosa, em seu pronunciamento da tribuna, também disse não compactuar com falsas notícias veiculadas pela mídia, afirmando que muitos meios de comunicação – sejam televisivos, radiofônicos ou eletrônicos – têm agenda porque recebem patrocínio público.

O BLUMENEWS já recebeu patrocínio da prefeitura. Patrocínio, inclusive, que perdemos em retaliação do governo Napoleão Bernardes por nos colocarmos como críticos tão ferrenhos do circo que culminou na greve dos servidores do transporte público no natal de 2015 e que acabou com o patético rompimento do contrato com a empresa para a vinda do péssimo Blumob.

Gostaríamos de saber também, por parte do vereador, quem são os veículos que recebem de quem e quanto recebem. Seria um ótimo e relevante assunto da opinião pública.

Afinal, a maioria das pessoas não sabe, mas muitos noticiários têm duas tabelas de preço: uma para a iniciativa privada e outra para o Poder Público. Geralmente a variação de valores é gigantesca e pouquíssimas prefeituras, governos ou legislativos tornam isso transparente. Seria muito importante para os cidadãos saberem quem estão pagando quanto para quem para entender qual é a verdadeira linha editorial de cada veículo de comunicação.

O vereador Marcos da Rosa é um homem muito inteligente. E íntegro. Temos certeza de que – em nome do interesse do povo blumenauense e até da respeitável igreja à qual representa – ele pode levantar essa bandeira para sabermos quais as reais razões por trás de cada notícia.

Por ora ficam os mais sinceros parabéns – e até as devidas escusas – aos vereadores Marcos da Rosa, Adriano Pereira e ao deputado estadual Ricardo Alba pelo recebimento de suas medalhas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE