Câmara dos Vereadores homenageia ex-parlamentares
Foto: DivulgaçãoWednesday, 02 October 2019
Em cena cômica, o vereador Zeca Bombeiro (de quem nunca se espera muito) simplesmente levou uma bandeja de doces da mesa do coffee break. Era o Zeca Zecando.
Ontem foi Dia do Vereador. Para comemorar a data a Câmara Municipal de Blumenau fez uma homenagem a todas as pessoas que já ocuparam – e ainda ocupam – acento na casa. Foram moções de reconhecimento a 39 ex-vereadores, num evento que lotou o plenário.
De acordo com o Legislativo, já foram 350 parlamentares que passaram por lá e a ideia é homenagear a todos, incluindo aos que já não estão mais entre nós. Álvaro Correia (1977-1983) e Yara Luef (1989-1996) foram os escolhidos para representar os ex-vereadores na tribuna.
Jens Mantau, por ser o vereador com o maior número de mandatos (ele está naquela casa a mais tempo do que boa parte dos nossos leitores têm de vida, tornando-se uma espécie de estátua viva do local), foi quem falou pelos atuais parlamentares.
Momento dantesco
Enquanto acontecia a sessão, um coffee break foi montado no salão nobre, que estava abarrotado de políticos, assessores e imprensa. Importantes figuras da história da Câmara que mantém seus cargos, como o presidente Marcelo Lanzarin (MDB) e os ex-presidentes Jovino Cardoso Neto (PROS) e Marcos da Rosa (DEM) estiverem presentes.
Enquanto algumas pessoas comiam os docinhos e tomaram os refrigerantes na mesa de café, o vereador Zeca Bombeiro (SD) – essa instituição de tudo que é cômico – simplesmente levou uma bandeja cheia de mini-churros embora. Ao ver que uma jovem estava indo pegar os doces, ainda teve a cara de pau de oferecer. Caramba, Zeca... até a comida?
Pessoas em volta riram da situação insólita. Seria estranho ou bizarro se viesse de qualquer um dos 14 parlamentares atualmente na casa, mas como veio do Zeca a tarde seguiu normal.
Quem foram os homenageados
- Ademar Lingner
- Aldir Thomsen
- Almerindo Brancher
- Álvaro Correa
- Alcir Müller
- Arnaldo Zimmermann
- Antônio João Veneza De Souza
- Braz Roncaglio
- Célio Dias
- Deusdith De Souza
- Dieter Hering
- Edgar Paulo Mueller
- Erlédio Pering
- Erno Bublitz
- Frederico Dix
- Haroldo Bachmann
- Hélio Vieira
- Ingo Hering
- Isaltino Pedron
- Ivan Naatz
- Jair Girardi
- João Bertoldi Petry
- João José Marçal
- João Ernesto Batista
- José Candido Pacheco
- José Luis Clereci
- Leoberto Vitor Cristelli
- Luiz Ayr Ferreira Da Silva
- Manoel Da Luz Rampelotti
- Marco Antônio Wanrowsky
- Mário Bagattoli
- Maurício José Pacheco
- Rufinus Seibt
- Valério José Steil
- Valdair José Matias
- Vânio Francisco Salm
- Victor Fernando Sasse
- Vitório Tomio
- Yara Luef
Nomes mais recentes como Fábio Fiedler, Vanderlei de Oliveira e Robinho Soares parecem ter sido solenemente ignorados na homenagem de ontem. E é compreensível que o tenham sido.