PSL suspende Eduardo Bolsonaro por 1 ano

PSL suspende Eduardo Bolsonaro por 1 ano
Foto: Divulgação

Wednesday, 04 December 2019

Além dele, outros 17 parlamentares, como Carla Zambelli, foram suspensos por terem se mantidos fiéis ao presidente Jair Bolsonaro.

O Diretório Nacional do PSL confirmou, no início da tarde desta terça-feira, as punições a 18 deputados do partido, entre advertências e suspensões das atividades partidárias. O atual líder da bancada, Eduardo Bolsonaro (SP), foi um dos que teve a maior punição, com 12 meses de suspensão. Com a confirmação das funções partidárias suspensas, ele poderá ser destituído da liderança.

A expectativa na cúpula do PSL é de que os deputados bolsonaristas acionem o Supremo Tribunal Federal para tentar demover a legenda da decisão que suspende Eduardo Bolsonaro por 1 ano e confirma punições a outros 17 deputados.

Segundo o deputado Filipe Barros (PR), único bolsonarista presente na reunião, os deputados punidos devem questionar a Secretaria Geral da Mesa sobre a apresentação de uma nova lista para escolher o líder do partido.

Barros afirma que não há especificidade nas regras internas da Casa sobre o parlamentar suspenso poder ou não liderar a legenda. A questão deve ser encaminhada à Secretaria-Geral da Mesa para ser analisada, segundo o paranaense.

Além de Eduardo, Bibo Nunes (RS), Alê Silva (MG) e Daniel Silveira (RJ) também foram suspensos por um ano. A suspensão impede que os deputados participem de comissões, assinem listas e falem em nome da sigla no Congresso. Outros 14 deputados tiveram suspensões definidas entre 3 e 10 meses. Quatro foram advertidos.

Os deputados foram punidos por infringir as regras de disciplina e fidelidade partidária previstas no estatuto e no Código de Ética da sigla. Cada parlamentar sofreu a punição por um motivo específico, afirmou a assessoria do partido, como infração contra a imagem do PSL, e por isso suas punições são diferentes. Segundo o estatuto, as advertências e suspensões são aplicadas quando o filiado comete "infrações primárias de falta ao dever de disciplina".

Suspensa por um ano, Alê Silva diz que soube pelos colegas de partido da decisão, mas não foi notificada oficialmente. Ela acrescenta que ainda há possibilidade de recorrer ao próprio partido.

—  Ainda cabe recurso para a Convenção Nacional. Só depois de esgotadas todas as possibilidades de recurso, aí sim, as suspensões começarão a surtir efeito, além de caber um pedido de nulidade via Justica  — disse a deputada.

Bibo Nunes, que também foi suspenso pelo mesmo período, disse que pedirá uma pena maior.

— Minha posição é bem diferente. Enquanto os outros estão reclamando da punição, eu estou reclamando que foi pouco. Ser punidos por eles, para mim, é uma honra.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE