Comissão vai auxiliar Associações de Moradores
Foto: DivulgaçãoWednesday, 12 April 2017
Comissão formada por vereadores, Uniblam e Prefeitura vão auxiliar as associações.
O plenário da Câmara Municipal lotou na Audiência Pública das Associações de Moradores, solicitada pelo vereador Ailton de Souza – Ito, para tratar de questões relacionados as associações no município. Das 150 associações cadastradas apenas 70 estão ativas. A proposta do vereador Ito é reativar as associações e oferecer condições para que todas continuem ativa. “Nosso objetivo é unir forças para buscar soluções urgentes para resolvermos os problemas das associações, por que somente com a nossa união a comunidade será bem atendida”.
O vereador Ito lembrou que há 12 anos as associações tinham intuito de realizar encontros e divertir a comunidade. “Hoje as pessoas não frequentam mais as associações e evitam por conta de maus elementos que afastam os moradores”, afirmou. Durante a audiência foi apresentada imagens de associações que estão abandonadas e de outras que contam com boas estruturas.
Ficou definido ao final da audiência a criação de uma comissão de vereadores, Uniblam, Gabinete do Vice - Prefeito, Mario Hildebrando, representado pelo Gerente de Relações Comunitárias, João Francisco Beltrame, com o intuito de visitar todas as associações, para fazer levantamento da situação de cada associação e dos problemas existentes. “Vamos iniciar uma peregrinação para atender as associações de moradores”.
O vereador solicitou também a Fundação de Cultura, Secretaria de Educação, Fundação de Desportos e Comem a realização de eventos sociais nas associações, como palestras, cursos, teatro, dança para crianças, adolescentes e adultos, prática de esportes, entre outras atividades para a comunidade.
Sugerido pelo vereador e aprovado pelos dirigentes das associações a realização de pedágio com o intuito de auxiliar financeiramente as associações de moradores.
Os representantes das associações usaram a Tribuna passa se manifestar e solicitar reivindicações.
Com base nas visitas ás associações será elaborado um relatório com as demandas apresentadas que será entregue pelo vereador Ito ao Poder Executivo.
O projeto de autoria do vereador Ito, que autoriza e regulamenta a entrada de “charanga”, bandeiras e aparelhos de rádio em eventos esportivos da cidade, aprovado na Câmara em sessão ordinária foi promulgada pelo presidente da Casa, Marcos da Rosa. A proposta foi aprovada com duas emendas incorporadas.
Conforme o projeto, entende-se por “charanga” um grupo musical formado por instrumentos de sopro e que também pode incluir instrumentos de percussão, tais como tambores, bumbo e tarol.
A entrada de charangas nos eventos ficará condicionada a um cadastro prévio feito junto aos organizadores.