Consórcio Siga volta para assombrar Napoleão Bernardes

Consórcio Siga volta para assombrar Napoleão Bernardes
Foto: Divulgação

Thursday, 07 May 2020

Alvo de ação judicial por improbidade administrativa, o ex-prefeito da 'ponte que nunca saiu' enfrenta o primeiro de uma série de problemas que vai ter com o Ministério Público.

Lembra do Siga? Aquele cartel do transporte público que era horroroso, mas não tanto quanto a Blumob? Lembra do ex-prefeito Napoleão Bernardes? Aquele que sorria bastante, prometia uma nova política enquanto era controlado por velhas raposas e agora, dizem, está por trás de um jornal? Lembra quando ele arruinou o natal de milhares de pessoas por conta de sua, pelo menos, desastrada, interferência no supracitado Siga que culminou em uma greve enorme? Então...

Em 2016 o Ministério Público de Santa Catarina instaurou um  inquérito que apontava irregularidades em dois repasses de recursos feitos pelo governo tucano ao Siga e à empresa Nossa Senhora da Glória no ano anterior.

O promotor Thiago Ferla, da 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau, determinou a abertura de uma ação para investigar crime de responsabilidade praticado por Napoleão na época movida por denúncia feita pelo então vereador Ivan Naatz, hoje deputado estadual, que questionava os repasses de R$ 286 mil e R$ 90 mil entre o governo de Popô e o Siga.

A Secretaria de Fazenda da época confirmou tais repasses afirmando que, sem alternativas, teria que arcar com tais custos. Depois esse valor teria sido estornado. No entanto, a denúncia é de que não havia previsão orçamentária para tal movimentação financeira.

Para Ferla os elementos colhidos até agora demonstram que houve improbidade administrativa., ofensa aos princípios da indisponibilidade do interesse público, da legalidade, da moralidade e da eficiência, além de prejuízo ao erário.

A conclusão do inquérito termina com a abertura de um processo judicial contra Napoleão, Alexandro Fernandes (que era, na época, secretário da Fazenda) e o falecido Carlos Lange, então presidente do Seterb, além de os responsáveis pelo Consórcio Siga.

Reagindo à notícia, Popô se fez de vítima ultrajada, Alexandro (sempre envolvido em alguma polêmica desnecessária) viu sua chance delirante de disputar a Prefeitura indo pelo ralo e o ex-advogado do Siga, Antônio Carlos Marchiori, afirmou que o próprio consórcio havia feito as denúncias ao Ministério Público e à Câmara dos Vereadores.

Como se não bastasse, há mais uma denúncia grave feita contra Napoleão no MPSC envolvendo, entre outras coisas, funcionários fantasmas. Mas essa história fica para a semana que vem.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE