Kleinübing consegue derrubar perfil no Instagram

Kleinübing consegue derrubar perfil no Instagram
Foto: Instagram

Tuesday, 25 August 2020

Perfil anônimo estava sendo usado a mais de um ano para atacar o ex-deputado e o atual prefeito e a Justiça concedeu, além da derrubada, a quebra do anonimato de quem gerencia as postagens.

As eleições estão quase aí e, com elas, a corrida se acirra. A campanha informal fora de época começa, assim como as tentativas de desqualificar candidatos dos quais não se gosta.

Com as redes sociais e a possibilidade do anonimato por trás de perfis falsos, as acusações ganham ainda mais força. Alguns desses perfis apenas dão visibilidade a verdades que incomodam players da corrida eleitoral. Outros debocham. E também há aqueles que caluniam e difamam de forma leviana. Sempre, claro, protegidos por um frágil anonimato.

Entre as motivações podem estar desde as mais nobres, como a revolta com um sistema eleitoral que raramente oferece boas alternativas de votos, brigas mesquinhas ou a vil intenção de prejudicar um concorrente. Nesse último caso, tais perfis costumam ser administrados por pessoas ligadas a políticos para prejudicar seus rivais.

Claro que sem nome e sem rosto é fácil fazer acusações. Alguns defendem o anonimato, dizendo que é uma proteção contra retaliações vindas de pessoas em altos cargos. Outros dizem que é uma forma covarde de ‘bater e sair correndo’.

Em maio do ano passado surgiu um perfil no Instagram chamado ‘Capivara Linguaruda’. Sua primeira postagem foi uma bem humorada crítica ao prefeito Mário Hildebrandt. Desde então muitas outras críticas, com embasamento e citação de fontes, vieram. Outras sem embasamento algum. E  também algumas postagens engraçadas. Mas era nítido que a intenção do perfil era atacar os dois favoritos na corrida eleitoral da majoritária blumenauense: o atual prefeito e o ex-prefeito João Paulo Kleinübing.

Mais de 2/3 das 77 publicações do perfil são ataques diretos ou indiretos a Hildebrandt, o maior alvo da página. Em segundo lugar, Kleinübing. O perfil também criticou o vereador Becker, por reiteradas vezes o PT, a Rivage, o Partido Novo e o governador Carlos Moisés. No entanto elogiou explicitamente o vereador Ito de Souza, além dar publicidade ao deputado e pré-candidato a prefeito Ivan Naatz.

A mesma disposição crítica – e, por vezes, até justa e necessária – que usou contra Hildebrandt e Kleinübing, o perfil não demonstrou ter com outros pré-candidatos à prefeitura, como Ricardo Alba e o próprio  Naatz. Além de atacar de forma velada Odair Tramontin, ao comparar o Novo com o PSOL.

Por tudo isso, João Paulo Kleinübing entrou com uma ação na Justiça e conseguiu uma ordem para que o Facebook retire o perfil do ar por propaganda eleitoral negativa antecipada.  O pedido foi acatado pela juíza Cíntia Gonçalves Costi, que pontuou: "Constata-se que as publicações do representado, ora recorrente, não se restringem à mera manifestação e ao posicionamento pessoal sobre questões políticas, transbordando os limites da liberdade de expressão e de manifestação do pensamento".

Também foi atendido o pedido de quebrar o anonimato do perfil e informar quem o administra, para poder responsabilizar legalmente a pessoa por trás das postagens.

Considerando que o grande alvo eram os dois favoritos das eleições municipais para a majoritária (além de uma sutil estocada no partido de Tramontin, outro forte concorrente) e que além de claramente contrário ao PT os administradores do perfil demonstravam uma propensão armamentista e  fortemente bolsonarista – somando ao fato de que Naatz e Alba não foram atacados – já dá para reduzir bastante o raio de suspeitos.

Toda crítica é importante e o trabalho do perfil – fora os excessos – até tem algum relevância. Mas se esconder atrás de perfil anônimo, além de ilegal, denota falta de coragem e esvazia a credibilidade. Além do que, se é para criticar um, dois ou três pré-candidatos, que se espere até se oficializarem as candidaturas e que se critique a todos. Sem máscaras.

Agora se aguarda o desfecho de mais uma dantesca situação na política blumenauense.

Logicamente, a forma de escrever, termos como ‘orelha seca’, a propensão para usar bots, as ligações discretas implícitas nas postagens e a prática de usar perfis falsos para manchar a imagem de quem não se gosta tornam menos difícil supor quem pode estar por trás. Ou achar que, talvez, haverá um candidato a menos nessa eleição para prefeito...


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE