Depois da indicação de Kassio, presidente da OAB se aproxima de Bolsonaro

Depois da indicação de Kassio, presidente da OAB se aproxima de Bolsonaro
Foto: Divulgação

Monday, 26 October 2020

Com isso Kássio Marques vira uma bonequinha de luxo, Felipe Santa Cruz denota oportunismo ideológico reprovável e Bolsonaro mostra que é o 'paga lanche' da turma.

A estrada já vinha sendo construída pelos bombeiros da Esplanada dos Ministérios, mas foi a indicação do desembargador Kássio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF) que pavimentou o caminho de paz e amor entre o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e a família Bolsonaro.

Na última quinta-feira , após a nomeação de Marques por Bolsonaro ser publicada no Diário Oficial da União, Santa Cruz soltou mais uma nota de apoio ao magistrado, em nome da OAB. “O ministro certamente saberá honrar e dignificar sua nova função, como fez durante toda sua notável trajetória como advogado e como magistrado, e trará experiência, equilíbrio e competência ao colegiado da Suprema Corte”, dizia o comunicado.

Esta foi a segunda manifestação pública da OAB em apoio ao novo ministro do STF. A primeira foi no início do mês, quando Marques foi indicado pelo presidente para a vaga de Celso de Mello. O apoio público da instituição ao nome, que sofria bombardeio da base bolsonarista, rendeu a primeira troca de mensagens entre Santa Cruz e um membro da família, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

Entenda:O que é o dispositivo legal pelo qual Kássio Marques se tornou juiz

O filho 01 de Jair Bolsonaro enviou uma mensagem ao presidente da OAB com a nota divulgada e bandeirinhas do Brasil. Santa Cruz respondeu com elogios ao indicado. As conversas pararam por aí, mas segue um movimento para que os dois tenham um encontro pessoalmente.

“Pragmatismo”

Segundo representantes dos dois lados, o “pragmatismo” aproximou a entidade e seu presidente da família Bolsonaro. A OAB trabalha para que os chamados “garantistas”, como são chamados os defensores da presunção da inocência e os direitos fundamentais dos presos, como Marques , ocupem cada vez mais lugares nos tribunais. A família Bolsonaro, com casos de Flávio e do vereador Carlos Bolsonaro sob investigação, defende o mesmo perfil.

— A vaga do Kassio Marques que abrirá no Tribunal Regional Federal da 1ª Região é outra que depende da escolha de Jair Bolsonaro. A OAB vai trabalhar para que todos os integrantes da lista que chegará ao presidente sejam garantistas. Nossa luta é de sobrevivência em relação à desproporcionalidade que ganhou o Ministério Público. Eu respeito, mas órgão se tornou um gigante, enquanto a advocacia passou a ser criminalizada —disse Santa Cruz ao GLOBO.

O advogado credita ao ministro das Comunicações, Fábio Faria, a abertura do diálogo entre a OAB e a família Bolsonaro. O presidente da instituição tem feito outros acenos a Flávio. Ao GLOBO, afirmou que “a OAB não é liderança da oposição” e a interlocutores da esfera política passou a destacar a importância do senador como “elemento de ponderação” e “aberto ao diálogo”.

Em 2011, ainda como deputado federal, Jair Bolsonaro disse em uma palestra na Universidade Federal Fluminense (UFF) que o pai de Santa Cruz , desaparecido na ditadura militar, “deve ter morrido bêbado em algum acidente de carnaval”. Militante do grupo Ação Popular, Fernando Santa Cruz desapareceu em1974, quando foi preso pelo regime. Bolsonaro voltou a atacar o pai de Santa Cruz já como presidente da República.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE