Candidata a vereadora, tráfico de drogas e a nova política

Candidata a vereadora, tráfico de drogas e a nova política
Foto: Instagram

Wednesday, 28 October 2020

Será que nós realmente conhecemos as pessoas que surgem com bonitos discursos pedindo nossos votos. Seriam esses melhores do que os que já estão lá. 2018 colocou a teoria em xeque. Noemi, aponta uma resposta sombria.

Quando você pensa que a política não pode descer abaixo de onde já desceu, ela vai lá e te surpreende. É hilário, mas também preocupante. Todos já leram sobre o caso (inclusive aqui), mas vamos resumir.

A Polícia Militar deu uma batida em uma casa na Itoupava Central onde encontrou 190 quilos de maconha, R$ 17 mil, armas de fogo, munições e prendeu três pessoas. Até aí, praticamente rotineiro. Contudo, uma das três pessoas presas era Noemi da Silva (PL), candidata a vereadora.

Em seu vídeo de campanha (ainda disponível no Instagram do diretório municipal do partido), ela diz: “Pelo direito das mulheres nos negócios. Pela saúde, saneamento básico e regularização das casas de placa amarela”. Ao que tudo indica, até agora e supostamente, o direito das mulheres nos ‘negócios’ parece se referir ao tráfico. Além de um português terrível e uma tragédia na concordância gramatical, a candidata (ou ex-candidata, ainda não se sabe como a história dantesca vai desenrolar) quer regularizar “casas de placa amarela”. Ela estaria se referindo ao que? Empresas com logotipos amarelos? Ou será que ela sequer sabia se referir à regularização fundiária usando a terminologia correta: ruas (não casas) de placa amarela. Culpa dela. Mas também culpa da péssima direção de quem gravou esses vídeo e estava desatento ou é tão ignorante em relação ao assunto (com o qual está, em partes, trabalhando) quanto ela.

O advogado, obviamente, a defende. Já foi dito que ela estava apenas acompanhando um dos acusados. Mas que companhia, hein, candidata?

Curiosamente, um conhecido e controverso advogado ligado à sigla, meses atrás, fez um vídeo atacando algumas figuras públicas blumenauenses e lhes distribuindo críticas (nem todas fundamentadas). Bem... seus alvos podem ter muitos defeitos, mas nunca foram presos por tráfico de drogas com quase 200 kg de maconha e armas cuja utilização ainda é uma incógnita.

Talvez ela seja absolvida. Talvez seja inocente. Em nesse caso, torcemos para que aprenda a andar em melhores companhias. No entanto, o que não podemos deixar de nos perguntar é: que tipo de ‘novos candidatos’ estão sendo apresentados. Os velhos já conhecemos em vícios e virtudes. Mas tráfico de drogas? Quem são, realmente, as pessoas pedindo voto.

Nos Estados Unidos há um dito popular que diz: “Better the devil you know than the devil you don't” e no Brasil foi traduzido como “Antes o mal que eu conheço do que o bem que desconheço”. Depois de tantos estelionatários eleitorais e oportunistas em 2018... começa a fazer sentido.

Seja culpada ou inocente, que seja feita a Justiça à essa jovem.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE