Projeto pretende alterar simbolicamente sede da Prefeitura em datas específicas

Projeto pretende alterar simbolicamente sede da Prefeitura em datas específicas
Foto: Jaime Batista da Silva

Monday, 08 May 2017

A proposta foi enviada ao Executivo na forma de anteprojeto de lei e, após análise, voltou para a Câmara Municipal e tramita nas comissões permanentes.

A sede do Município de Blumenau pode ser transferida simbolicamente para locais diferentes do prédio da Praça Victor Konder em datas específicas. A proposta é do vereador Sylvio Zimmermann Neto (PSDB), sugerindo a mudança da sede da Prefeitura para outros locais três vezes ao ano, em datas representativas para Blumenau.

A matéria prevê que no dia 25 de julho de cada ano, quando é comemorado o Dia da Imigração Alemã, a sede da prefeitura seja alterada simbolicamente para o prédio da Fundação Cultural de Blumenau. A intenção é homenagear os primeiros imigrantes advindos da Alemanha, que fundaram o município.

As outras datas em que se propõe a mudança são no dia 13 de setembro, quando a transferência seria para a Intendência Distrital de Vila Itoupava, e no dia 17 de dezembro, quando a sede do município passaria a ser a Intendência Distrital do Grande Garcia. A primeira data marca a sanção da lei que criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Vila Itoupava – COMDEVI, e a segunda é relativa à sanção da lei que criou o distrito do Grande Garcia.

A proposta foi enviada ao Executivo na forma de anteprojeto de lei e, após análise, voltou para a Câmara Municipal e tramita nas comissões permanentes. De acordo com o projeto de lei, nas referidas datas simbólicas, o prefeito municipal deverá despachar nas estruturas administrativas da Fundação Cultural de Blumenau e das intendências distritais, juntamente com todos os integrantes do secretariado municipal. O projeto também prevê que Poder Legislativo Municipal poderá realizar, nas datas de transferência simbólica da sede do município, sessões itinerantes ou solenes nas intendências distritais.

Segundo o vereador Sylvio Zimmermann Neto, a intenção da proposta é valorizar o Centro Histórico de Blumenau e as regiões norte e sul da cidade. “A transferência da sede do Município para estes locais representará um marco, uma forma de homenagem à história de importantes pontos da cidade, além de mais atenção do Poder Público a essas regiões”.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE