AstraZeneca não venderá doses para empresas

AstraZeneca não venderá doses para empresas
Foto: Divulgação

Wednesday, 27 January 2021

Bolsonaro afirmou que o governo é favorável à compra de 33 milhões de doses por grupo de empresários. Farmacêutica diz não ter doses disponíveis.

A farmacêutica AstraZeneca afirmou nesta terça-feira (26) que não tem condições de vender doses de sua vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, contra a Covid-19 para empresas brasileiras. Em nota, a empresa informou que seu compromisso prioritário é com governos e com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entenda o tema em 6 pontos:

  1. Empresários brasileiros pediram autorização ao governo federal para comprar 33 milhões de doses; o grupo pretendia doar metade delas para o Sistema Único de Saúde (SUS);
  2. O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo é favorável à compra;
  3. A posição de Bolsonaro gerou racha no governo, já que ministros da área política são contra a autorização, conforme relato das colunistas do G1 Julia Duailibi e Natuza Nery;
  4. Após aval de Bolsonaro, AstraZeneca disse em nota (íntegra abaixo) que não tem vacinas disponíveis no momento para o setor privado;
  5. Farmacêutica é alvo de críticas e duras cobranças pela União Europeia por admitir que vai atrasar entregas para o bloco por falta de vacinas disponíveis.
  6. Além disso, a compra de doses pelo mercado privado é alvo de críticas de especialistas e de entidades.

No começo do mês, o Conselho Nacional de Saúde (CNS), órgão ligado ao ministério da Saúde, condenou outra proposta que envolvia o setor privado. Na ocasião, clínicas privadas buscavam negociar compra de vacina em desenvolvimento na Índia pelo laboratório Bharat Biotech.

Em carta divulgada no começo de janeiro, o CNS disse que "é inadmissível permitir que pessoas com dinheiro pulem a fila de vacinação".

Acordos prioritários

No posicionamento divulgado nesta terça, a farmacêutica AstraZeneca detalhou que atualmente sua prioridade é cumprir acordos com governos e com a OMS.

"No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility [consórcio coordenado pela OMS], não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado", disse a farmacêutica.

A vacina desenvolvida pela AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, tem autorização para uso emergencial no Brasil. O governo federal fez um acordo para obter 100 milhões de doses desse imunizante. As doses pretendidas pelo setor privado não estão nesse acordo.

Governo favorável, mas rachado

Também nesta terça, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo federal assinou uma carta de intenções favorável à compra de 33 milhões de doses da vacina da AstraZeneca por empresas do Brasil.

Ainda de acordo com Bolsonaro, o governo defende que metade dessas doses sejam doadas para o SUS e a outra metade, aplicada em funcionários dessas empresas, para garantir que a economia do país não pare.

De acordo com relato das colunistas do G1 Julia Duailibi e Natuza Nery, a posição de Bolsonaro gerou racha no Planalto, já que ministros da área política são contra a autorização. A ala política se contrapôs à ideia alegando que a autorização seria uma confissão por parte do governo da incapacidade de adquirir todas as doses necessárias pra imunizar a população.

Íntegra da nota da AstraZeneca

"Nos últimos 7 meses, trabalhamos incansavelmente para cumprir o nosso compromisso de acesso amplo e equitativo no fornecimento da vacina para o maior número possível de países ao redor do mundo.

No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado.

Como parte do nosso acordo com a Fiocruz, mais de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca (AZD1222) estarão disponíveis no Brasil, em parceria com o Governo Federal."


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE