Câmara tem a primeira sessão do ano

Câmara tem a primeira sessão do ano
Foto: Divulgação

Wednesday, 03 February 2021

Conheça também os nomes nos principais cargos das comissões.

Ontem (02/02) foi a abertura da primeira sessão da Câmara dos Vereadores da nova legislatura. A primeira, em muito tempo, que foi presencial (respeitadas as regras de lotação, distanciamento e higienização).

No começo a platéia estava dispersa e, de forma muito pouco educada, conversando alto enquanto os vereadores falavam. Mas quando o vereador Almir Vieira (PP) usou sua vasta experiência como sargento para impor a voz, as atenções se concentraram nos parlamentares e as vozes das conversas paralelas se calaram.

O vereador Ito de Souza (PL) fez uma dura crítica à imprensa que, no que se refere a este portal, merece duas respostas. Primeiro ele disse que gostaria de saber quanto a imprensa ganha do Poder Público. Ele está certo. Nós também gostaríamos de saber os valores atualizados. Até para ver quanto cobra a concorrência (questão de marketing pessoal).Em outro momento ele reclama que mandou a todos os órgãos de imprensa um release de algo positivo que fez, mas que nenhum publicou. Não recebemos nada. Se recebêssemos, certamente, publicaríamos.

Mas a revolta dele está certa. Muitas informações inverídicas são publicadas por páginas com números inflados e tráfego de acessos artificiais composto por robôs que, para chamar atenção, escrevem coisas que, infelizmente, nem sempre são reais. A crítica é válida quando embasada. Quando inventada, é calúnia e falta de caráter.

Mas a grande questão do dia foram os gastos com verbas de gabinete. Uma parcela dos parlamentares defende esses gastos, afirmando que é para atender ao povo. Outra parcela abre mão desse direito parlamentar, demonstrando respeito ao dinheiro do contribuinte. Ambos os lados, contudo, demonstraram respeito um pelo outro. Democrático.

No final da sessão – que contou com a presença do prefeito, que nomeou Marcelo Lanzarin (Podemos) líder de governo – foi o momento de escolher os nomes a compor as comissões.

Todos estavam cansados, entediados e querendo sair de lá o quanto antes. Inclusive os vereadores. Talvez por isso tanta conversa paralela enquanto eram feitas as votações para escolher os membros das ditas comissões. A jovem que mediou as escolhas – se não me engano, Gabriela – merece um prêmio pela paciência. Seria uma excelente professora. Muito paciente com uma ‘sala de aula’ barulhenta, debochada e exausta de um dia duro.

As comissões

  • Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final: Emmanuel Santos (Novo) como presidente e Almir Vieira como relator.
  • Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização: Carlos Wagner (PSL) presidente e Ito de Souza relator.
  • Comissão de Educação, Ciência, Comunicação, Cultura, Desporto, Saúde Pública e Assistência Social: Cristiane Loureiro (Podemos) presidente e Adriano Pereira (PT) como relator.
  • Comissão de Transportes, Tecnologia, Informática, Obras Públicas, Urbanismo e Defesa Civil: Bruno Cunha (Cidadania) presidente e Marcelo Lanzarin relator.
  • Comissão de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio: Almir Vieira presidente e Silmara Miguel (PSD) como relatora.
  • Comissão de Análise às Emendas ao Regimento Interno: Bruno Cunha presidente e Emmanuel dos Santos como relator.
  • Comissão de Análise às Emendas à Lei Orgânica: Ito de Souza presidente e Bruno Cunha relator.
  • Comissão Especial de Análise de Concessão de Títulos Honoríficos: Adriano Pereira (PT) na presidência e Silmara Miguel na relatoria.
  • Conselho de Ética e Decoro Parlamentar: Adriano Pereira presidente e Marcelo Lanzarin relator.

>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE