Suspeição de Moro será julgada hoje

Suspeição de Moro será julgada hoje
Foto: Reprodução

Tuesday, 23 March 2021

No dia 9 de março, o debate sobre o caso foi interrompido pelo ministro Kassio Nunes Marques por um pedido de vista.

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu para a pauta o processo que pede a suspeição do ex-juiz Sergio Moro e o caso será julgado pela Segunda Turma nesta terça-feira.

O julgamento será retomado com o voto do ministro. No dia 9 de março, o debate sobre o caso foi interrompido por Nunes Marques por um pedido de vista (mais tempo para analisar o processo).

Até agora, o placar está em 2 a 2. A ministra Cármen Lúcia, no entanto, indicou que pretende se manifestar novamente. Inicialmente, ela votou contra a aceitação do recurso. Se ela mantiver a sua posição, caberá a Nunes Marques, que foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, definir o futuro de Moro.

Apesar de o novo ministro estar se alinhando a Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski e impondo derrotas à Lava-Jato, na Corte não há certeza sobre como ele vai se manifestar neste caso.

O pedido de Nunes Marques para interromper o julgamento foi interpretado como uma “vista política”, não técnica, para avaliar cenários, já que tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto Moro são considerados adversários de Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022.

Inicialmente, o ministro havia indicado a interlocutores que iria esperar a análise, pelo plenário, da decisão do ministro Edson Fachin que anulou todas as condenações impostas ao ex-presidente Lula pela Lava-Jato de Curitiba.

O caso já está liberado para a pauta, mas o presidente do STF, Luiz Fux, ainda não marcou uma data para o julgamento.

A decisão de Fachin determinava a perda de objeto do recurso que alegava que Moro agiu com parcialidade ao julgar o ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá.

Gilmar, no entanto, levou o caso para a Segunda Turma e o colegiado decidiu dar seguimento ao julgamento sobre a postura do ex-magistrado.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE