Vereador aprova lei que protege animal em prédios

Vereador aprova lei que protege animal em prédios
Foto: Divulgação

Thursday, 18 May 2017

O vereador Bruno Cunha, defensor conhecido dos Direitos Animais, conseguiu a aprovação do prefeito para a tão esperada lei que garante o direito de moradores de condomínio para terem animais em suas residências.

Quem tem animais e mora em prédio sabe o quanto a vizinhança pode ser um empecilho – e até transformar sua vida em um inferno – quando não gostam de animais.

Uma das maiores causas de abandono de animais no Brasil, em dados do BRF Brasil, é o fato de as pessoas se mudarem de casa para prédios e encontrarem entre seus novos vizinhos o obstáculo de ‘não poder ter um animal no condomínio’.

A legislação federal até versa sobre o assunto, mas de forma muito superficial e pouco conhecida e isso dá a pessoas mal intencionadas as armas para coagir donos de animais.

Em Blumenau, pelo menos, isso é passado. Na manhã desta quarta-feira (17/05) o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) assinou uma lei de autoria do vereador Bruno Cunha (PSB) que regulariza a situação de animais em condomínios, acabando com as meias verdades e informações manipuladas usadas por pessoas de má fé para impor sua vontade.

Se antes alguns condôminos – entre eles advogados de reputação lastimável – se escondiam atrás da falácia ridícula de que “o estatuto do condomínio proíbe a posse de animais de estimação”, agora podem pegar ketchup e mostarda para engolir tais estatutos.

A Lei 8.417, que regulamenta animais em condomínio, foi pensada por Bruno Cunha justamente para garantir o bem estar e a dignidade de animais e seus respectivos donos.

Cunha, que está em seu primeiro mandato, tem sido um dos vereadores que mais positivamente tem se destacado nestes primeiros cinco meses de governo. Suas propostas de campanha – que nortearam sua vitória – estão sendo postas em prática uma a uma e assim o vereador mais votado da cidade (que não usou religião para isso) angaria cada vez mais voto.

Claro que ter um animal é uma grande responsabilidade. Você deve entender que ninguém é obrigado a gostar, mas respeitar, sim. Se você tem um animalzinho, seja educado com seus vizinhos: use guia, limpe sua sujeira e não o deixe muito próximo de pessoas que tenham medo.

Nossos mais sinceros parabéns ao vereador e um grande agradecimento em nome dos animais.

Certamente se quem manda nos condomínios fossem cães, gatos, roedores e pássaros, teríamos prédios e loteamentos fechados menos mesquinhos e hipócritas.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE