Duplicação da BR-470 pode iniciar ainda esse ano

Duplicação da BR-470 pode iniciar ainda esse ano
Foto: Divulgação

Wednesday, 02 June 2021

Com a derrubada do veto da então governadora-interina Daniela Reinehr pelos deputados estaduais, a retomada das obras é questão de tempo.

No dia de ontem (01/06) os deputados da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) derrubaram o veto da atual vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) em relação ao aporte de R$ 350 milhões do estado de Santa Catarina a serem destinados para obras nas rodovias federais.

Com a votação, Moisés pode destinar R$ 200 para a duplicação da BR-470, R$ 100 milhões para a BR-163 e R$ 50 milhões na BR-280 ainda esse ano. Resta agora o governo formalizar o convênio com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).

O projeto é foi encaminhado por Moisés à Alesc em março, onde foi aprovado. Contudo, enquanto governadora, Daniela protocolou o veto junto à Assembleia, em maio.

Foi durante a audiência sobre a derrubada do tal veto que houve a briga entre João Amin (PP) e outros parlamentares. O grupo de Amin entendeu que destinar obras do estado de Santa Catarina para rodovias federais era um descaso do Governo Federal com as vidas e infraestruturas catarinenses. Em contraponto, outros parlamentares acreditavam que garantir tais obras é mais importante do que a origem da verba para tanto.

O deputado estadual blumenauense Ivan Naatz (PL) citou: “ainda que nossas rodovias estaduais estejam abandonadas, a duplicação da BR-470 representa dignidade, qualidade de vida e é responsável por quase todo o escoamento produtivo do estado. Por isso votei favorável à derrubada do veto governamental garantindo os recursos para acelerar a duplicação”.

Agora que o projeto passou pelo Legislativo, a Secretaria de Estado da Infraestrutura de Mobilidade e o DNIT precisam formalizar o convênio e definir os últimos detalhes. Embora alguns achei que as obras não começarão em 2021, o governo do estado se programa para o segundo semestre, onde deve assumir os pagamentos às empreiteiras que já estão trabalhando em lotes da rodovia e àquelas cujos locais ainda esperam por definição.


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Ricardo Latorre

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