Câmara aprova criação da comenda do mérito feminino

Câmara aprova criação da comenda do mérito feminino
Foto: Reprodução

Wednesday, 16 June 2021

O reconhecimento será a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna.

A Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (15), um projeto de decreto legislativo em redação final e dois projetos de lei e um projeto de decreto legislativo em segunda votação.

Com a aprovação em redação final do Projeto de Decreto Legislativo nº 1.269/2021, que aprova as contas da Prefeitura de Blumenau do exercício financeiro de 2019, ficou promulgado o Decreto Legislativo 1217/2021.

projeto de decreto legislativo aprovado em segundo turno de votação é de autoria da vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) e institui a Comenda Municipal do Mérito Feminino Celina Guimarães Vianna, que será conferida às mulheres que se destacaram, com reconhecimento do mérito, na conquista do espaço feminino no Município de Blumenau.

projeto prevê que as Comendas – em número máximo de 15 – uma indicação por Vereador – serão entregues a cada ano, no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher – em sessão solene no Plenário da Câmara Municipal de Blumenau. Também prevê que nas suas indicações, os vereadores poderão receber nomes de pessoas, a serem homenageadas, a pedido das organizações que atuam nas causas das mulheres. À homenageada, no ato da entrega da Comenda será concedido, pela Câmara Municipal, um Diploma de Mérito alusivo à distinção.

Ao defender a proposta, a autora vereadora Cristiane Loureiro lembrou que a Comenda leva o nome da primeira eleitora do Brasil, que se alistou aos 29 anos de idade. Celina Guimarães Vianna era professora também é reconhecida internacionalmente por ser a primeira eleitora do Sul da América Latina. “Essa honraria será um reconhecimento a grandes mulheres que fazem um trabalho importante em nosso município”.

O projeto precisa ser votado em redação final na Casa para então ser promulgado o decreto legislativo, que vai instituir a Comenda no Legislativo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE